quarta-feira, 30 de junho de 2010

CONFIRA AQUI MEUS LIVROS DE CURA E LIBERTAÇÃO


A PAZ, MEUS AMADOS EM CRISTO!!!

QUERO PARTILHAR COM VOCÊS UM POUCO DO QUE DEUS ME INSPIROU A ESCREVER DESDE 2005. AO TODO FORAM 6 LIVROS:

-DESPERTA, TU QUE DORMES!
-OS CATÓLICOS ADORAM IMAGENS?
-NOVENA PESSOAL DE CURA E LIBERTAÇÃO
-NOS CAMINHOS DA CURA
-O DEUS QUE CURA
-ROMPENDO AS CADEIAS


DESPERTA, TU QUE DORMES!
ESSE FOI O MEU PRIMEIRO LIVRO ONDE PROCUREI LEVAR O LEITOR A UM REAVIVAMENTO DA SUA FÉ.

OS CATÓLICOS ADORAM IMAGENS?
NESSE LIVRO EU ESCLAREÇO, DE FORMA MUITO SIMPLES, A FÉ CATÓLICA À RESPEITO DAS IMAGENS, MOSTRANDO INCLUSIVE NA BÍBLIA, ONDE O PRÓPRIO DEUS MANDA QUE SE CONFECCIONE IMAGENS, NÃO PARA ADORÁ-LAS, MAS SIM PARA O USO RELIGIOSO.

NOVENA PESSOAL DE CURA E LIBERTAÇÃO
A Cura e a Libertação é uma necessidade para os tempos de hoje, pois a cada dia mais, aumenta o número de filhos e filhas de Deus feridos e machucados mental, física e espiritualmente. Essa novena, portanto, vem trazer respostas aos anseios mais profundos que trazemos no coração. Serão nove dias na Presença do Senhor que Cura. Sua vida será tocada por Jesus. Mais do que uma novena, esse livro é um caminho maravilhoso de Cura e Libertação. Prepare-se para experimentar o Poder de Deus!

NOS CAMINHOS DA CURA
“Nos Caminhos da Cura” é um livrinho cuja intenção é levar, de forma bem prática, cada leitor a um encontro pessoal com o Deus Vivo e Verdadeiro, aquele que pode Curar e Libertar todo aquele que crê. Nele encontramos alguns dos Caminhos que Deus nos apresenta, cujo fim, é a nossa Cura e nossa conversão.
Por que o ser humano está tão ferido? Por que pedimos tanto a Deus e tão pouco recebemos? Será que ainda hoje Deus pode curar? Quais são os caminhos de morte e quais são os Caminhos da Cura? As respostas a essas perguntas você encontrará nas páginas desse simples livro.

O DEUS QUE CURA
Nesse livrinho eu procuro partilhar um pouco das inúmeras experiências que tive a graça de vivenciar em Deus; inclusive, o Milagre que o Senhor realizou em minha vida, ao me libertar do alcoolismo.
“O Deus que Cura” é um daqueles livrinhos indispensáveis para aqueles que querem conhecer e se encontrar com o Deus que Cura. Você se surpreenderá com o tamanho do Amor que Deus tem por ti. Prepare-se para viver uma grande Experiência de Amor com o Senhor!

ROMPENDO AS CADEIAS
O ser humano não está totalmente livre. Em alguma área de seu ser, seja no corpo, na alma ou na mente, ele sempre necessita receber a Cura e a Libertação do Senhor. Foi para isso que Jesus veio: para nos libertar de todas as cadeias físicas, psíquicas e espirituais.
Jesus veio para pôr em liberdade cada ser humano. Ele veio destruir o reino de Satanás: “Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio”(I Jo 3,8). Cada cadeia, cada prisão, cada cárcere, sejam eles de ordem física, psíquicas ou espirituais, tem sempre, direta ou indiretamente, a ação do Maligno; mas Jesus veio justamente para destruir suas obras; Ele veio anunciar aos cativos a redenção e pô-los em Liberdade!

SE VOCÊ DESEJA ADQUIRIR ALGUM DESSES LIVROS ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO NOSSO E-MAIL: andrefariassilva@hotmail.com

terça-feira, 29 de junho de 2010

10 Dicas para evangelizar através do orkut


1 - Ao se sentir chamado para evangelizar através da internet prepare-se: leia a Bíblia, comungue na intenção, ore, peça sabedoria e discernimento.

2 - Não coloque fotos de outras pessoas no seu perfil. Nem coloque informações falsas. Lembre-se que você é imagem e semelhança de Deus.

3 - Evite se expor demais. As pessoas não precisam saber tudo sobre você,
no seu perfil coloque apenas o que for necessário para que seus amigos tenham uma noção de quem você é.

4 - Evite participar de muitas comunidades. Escolha aquelas que realmente podem lhe trazer algum benefício, e que não estejam em contradição com a
Palavra de Deus e nossa Santa Igreja Católica.

5 - Se pretende evangelizar através de seus scraps (recados), faça-o com espiritualidade, Evite enviar mensagens grandes ou repetitivas, pois normalmente as pessoas não lêem textos grandes. Tenha objetividade, mande conforme Deus lhe inspirar. As vezes basta apenas pequenas frazes ungidas.

6 - Não se preocupe em ter uma lista de amigos enormes,
mas se já tem muitos, peça ao Senhor que lhe mostre entre eles quem mais precisam ser evangelizados.

7 - Use os recursos do orkut para divulgar atividades e eventos do seu grupo de oração, setor, cidade, diocese, da RCC em nosso estado e no Brasil.
Você pode ser canal de graça na vida de muitos.

8 - Procure ser canal de unidade entre diversos grupos e movimentos da nossa Igreja. Divulgue e participe de fóruns que dizem respeito a nossa fé.

9 - Seu album também pode ser usado para evangelizar, além de suas fotos coloque também fotos de eventos, grupo de oração, imagens católicas e
banners com anúncios de eventos...

10 - Use bem o tempo que você dispõe na internet, evite ficar jogando conversa fora ou enviando recados que não edificam nem ajudam as pessoas, procure planejar e usar bem o seu tempo on line.

Importante: Não ecesse links envidos para os seus recados ou depoimentos, mesmo que sejam enviados pelos seus amigos, pois normalmente é virus.

Se estas dicas ajudar divulgue!

Valdeci Inácio
Coord. Estadual do Ministério de Comunicação Social

Dicas para prevenir problemas de voz


1 - Evite fumar ou usar drogas - causam irritação nas pregas vocais.

2 – Não exagere na ingestão de bebidas quentes em excesso, (chá, café, chocolate, etc..).

3 - Ingira bastante água em temperatura ambiente - propicia maior hidratação das pregas vocais.

4 - Chocolates, amendoim e pipoca aumentam a secreção de muco, provocando pigarros, evite comê-los antes de exposições orais.

5 - A maçã tem ação adstringente e auxilia na limpeza da boca e faringe - favorece uma boa emissão vocal.

6 - Ao falar em público, evite roupas apertadas que prejudiquem a respiração.

7 - Evite gritar ou competir com ruídos externos (música alta, barulho de britadeiras, alto falantes, etc.). Evite falar demais ao telefone.

8 - Evite pigarros - o atrito das pregas vocais provoca irritação e descamação do tecido.

9 - Evite cantar no período menstrual - a alteração hormonal pode provocar edema nas pregas vocais.

10 - Sussurros e cochichos desencadeiam um esforço maior que o necessário para emissão de voz normal.

11 - Descanse sua voz, mais ou menos 10 minutos, após fala ininterrupta de 45 minutos.

12 - Bebidas alcoólicas anestesiam as pregas vocais, provocando sensação de poder ir além do seu limite.

13 - Mantenha seu pescoço protegido, se estiver em ambiente fechado com ar refrigerado.

14 - Evite falar enquanto faz exercícios físicos - a tensão causa esforço na fala.

15 - Relaxe a musculatura do corpo, principalmente a do tronco. • Através de exercícios técnicos, um aquecimento vocal é sempre fundamental antes de cada apresentação.

16 - Aprenda a reconhecer sua voz, novos timbres, tessituras ( tons graves, médios e agudos), partes ressonantes da máscara facial. É importante você monitorar sua voz, constantemente.

17 - Atenção às comidas super-condimentadas e gordurosas. Não fazem bem para a mucosa e prejudicam o sistema respiratório.

18 - Não é bem vista a auto-medicação via nasal. Procure antes um especialista.

19 - Cuidado com mudanças bruscas de temperatura, seja por ingestão de líquidos ou fatores climáticos. Fuja do contato próximo a ares-condicionados e ventiladores.

20 - Ao falar, não force sua tessitura vocal (tons agudos ou graves). Fale no seu tom normal.

21 - Procure, pelo menos uma vez ao ano, visitar um otorrino para uma avaliação médica.

22 - Alimentos pesados antes de dormir irritam as pregas vocais. Dormir bem é importante.

Atenção: Rouquidão, dor, queimação, ardência e cansaço vocal não podem persistir por mais de 15 dias.
Caso aconteça procure um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.

O que é namorar?



O namoro é dinâmico como a própria vida das pessoas. Hoje a liberdade é enorme quando se fala desse assunto, o que, aliás, torna´se ocasião para muitos desvirtuamentos em termos de namoro. Coisas que para a geração anterior era impensável, hoje tornou´se comum entre os jovens; por exemplo, viajar juntos sem os pais; dormirem na mesma casa, etc. Se por um lado esta liberação pode até facilitar a maturidade dos jovens namorados, não há como negar que é uma oportunidade imensa para que o relacionamento deles ultrapasse os limites de namorados e precipite a vida sexual.

Lamentavelmente tornou´se comum entre os casais de namorados a vida sexual, inadequada nesta fase. O namoro, como já mostramos, é o tempo de conhecer o outro, escolher o parceiro com quem a vida será vivida até a morte, e é o tempo de crescimento a dois. Tudo isto será vivido através de um diálogo rico dos dois, pelo qual cada um vai se revelando ao outro, trocando as suas experiências e as suas riquezas interiores, e assim, começa a construção recíproca de cada um, o que continuará após o casamento. O namoro é acima de tudo o encontro de duas pessoas, capazes de pensar, refletir, cantar, sonhar, sorrir e chorar. O mar é belo e imenso, mas não sabe disso; a terra é bela e rica, mas não sabe disso; o pássaro é belo e não sabe disso. Você é bela, inteligente, livre, dotada de vontade e de consciência; e você sabe disso. Você não é um objeto; é uma pessoa, Um ser espiritual e psíquico. O namoro implica no reconhecimento da “pessoa” do outro, a sua aceitação e a comunicação com ela. É diferente conhecer uma pessoa e conhecer um objeto. O objeto é frio, a pessoa é um “mistério” ; não pode ser entendida só pela inteligência, pois a sua realidade interior é muito mais rica do que a idéia que fazemos dela pelas aparências. Você só poderá conhecer a pessoa pelo coração e pela revelação que ela faz de si mesma a você. No objeto vale a quantidade, o peso, o tamanho; a forma, o gosto; na pessoa vale a qualidade. O objeto é um problema a ser resolvido, a pessoa é mistério a ser revelado e compreendido. Saiba que você está diante de uma pessoa que é única (indivíduo), insubstituível, original, distinta de todos os outros... Alguém já disse que cada pessoa é “uma palavra de Deus que não se repete”. Não fomos feitos numa fôrma. No namoro você terá que respeitar essa “individualidade” do outro, para não sufocá´lo. Muitas crises surgem porque ambos não se respeitam como pessoas e únicos. É por isso que as comparações e os padrões rígidos podem ser prejudiciais. Você não pode querer que a sua namorada seja igual àquela moça que você conhece e admira; o seu namorado não tem que ser igual ao seu pai... Cada um é um. A liberdade é uma condição essencial da pessoa. Sem liberdade não há pessoa.

É no encontro com o outro que a pessoa se realiza; e aqui está a beleza do namoro vivido corretamente. Ele leva você a abrir´se ao outro. A partir daí você deixa de ser criança e começa a tornar´se adulto; porque já não olha só para si mesmo. O namoro é esse tempo bonito de inter´comunicação entre duas almas. Mas toda revelação implica num comprometimento de ambos e num engajamento de vidas. “Tu te tornas eternamente responsável por aquele que cativas”, disse o Pequeno Príncipe. Você se torna responsável por aquele que se revela a você do mais íntimo do seu ser. Cuidado, portanto, para não “coisificar” a sua namorada. Às vezes essa coisificação do outro se torna até meio inconsciente hoje. Ela acontece, por exemplo, quando o noivo proíbe a noiva de usar batom, ou a proíbe de cortar os cabelos. O marido “coisifica” a esposa quando a obriga a ter uma relação sexual com ele, quando não a permite participar das “suas” decisões financeiras; quando proíbe que ela possa ter alguma atividade na Igreja, etc. O namorado “coisifica” a namorada quando faz chantagens emocionais com ela para conseguir o que quer. A namorada “coisifica” o namorado quando o sufoca fazendo´o ficar o tempo todo do seu lado, sem que o rapaz possa fazer outros programas com os amigos. O pai coisifica o filho quando o submete a si como se fosse um escravo... Não faça do outro um objeto, e não deixe que o relacionamento de vocês se torne numa “dominação do outro”, mas um “encontro” entre ambos. Nem Deus tira a nossa liberdade; Ele a respeita, pois sem isto seríamos marionetes, robôs, e não pessoas. Ainda que o homem se ponha contra Ele – como acontece tanto! – ainda assim Ele o ama, e nunca trata´o como um objeto. Coisificamos o outro quando o usamos; isto é triste. O namoro é o tempo da “descoberta”, do outro. E isso se faz pelo diálogo, que é o alimento do amor. Há muitos desencontros porque falta o diálogo.

Namorar é dialogar! O diálogo é mais do que uma conversa; é um encontro de almas em busca do conhecimento e do crescimento mútuo. Sem um bom diálogo não há um namoro feliz e bonito. É pelo diálogo que o casal ´ seja de namorados ou cônjuges – aprende a se conhecer, ajudam´se mutuamente a corrigir as suas falhas, vencem as dificuldades, cultivam o amor, se aperfeiçoam e se unem cada vez mais. Os namorados que sabem dialogar sabem escolher bem a pessoa adequada, fazendo uma escolha com lucidez e conhecimento maduro. Sem diálogo o casal não cresce, e o namoro não evolui, porque cada um fica trancado e isolado com os seus próprios problemas. Sem ele o casal pode cair na “crise do silêncio”, ou apenas trocar palavras vazias, ou ainda, o que é pior, discutir e brigar. Por falta do diálogo, muitas vezes, cada um leva a “sua” vida e ignora o outro; ora, isto não é vida a dois, nem preparação para o casamento. São muitas as dificuldades para o diálogo, mas há também muitos pontos que o favorecem. Vamos examiná´los. Muitos não conseguem dialogar porque não estavam habituados a isto antes do namoro. Pode ser que tenha vindo de uma família que não tinha esse hábito. Neste caso, será preciso ter a intenção de dialogar, romper o mutismo e abrir´se. Também o orgulho, o medo de reconhecer os próprios erros, o não querer “dar o braço a torcer”, a vaidade de querer sempre ter razão, bloqueiam o diálogo. A falta de tempo, o trabalho em demasia, a televisão, o jornal, a revista, a internet, podem prejudicar o diálogo; se não forem dosados... Há também os condicionamentos de infância; às vezes a autoridade excessiva dos pais, a falta de liberdade para expressar as próprias idéias e opiniões; a super proteção que sufocou o espírito de iniciativa; a falta de participação nas soluções dos problemas familiares; tudo isto dificulta o diálogo. Portanto, será preciso esforço, vontade de vencer´se e acertar. Para haver diálogo você precisa aprender a ouvir o outro; ter paciência para entender o que ele quer dizer, e, só depois, concordar ou discordar. Seja paciente, não corte a palavra do outro antes dele completá´la. Lembre´se, diálogo não é discussão. É preferível “perder” uma discussão do que dominar o outro. Dialogar é acolher o outro com o coração disponível. É aprender a “olhar” o outro, conhecer sua vida profissional, familiar, seus gostos, suas aspirações, dificuldades, lutas... com respeito e atenção. Deixe que o outro tenha “entrada franca” no coração. Não ponha “cães de guarda” nas portas do seu palácio interior pois o outro pode ficar com medo de entrar. Quem são esses cães? O seu orgulho refinado, sutil, mas que esnoba e subjuga o outro... O seu egoísmo que chama tudo sempre para você. A inveja do sucesso do outro, que o impede de crescer. A sua ironia que faz pouco caso do que ele está dizendo... A sua estupidez e grosseria que magoam o outro... São esses – e muitos outros – os “cães de guarda” que pomos à porta do coração. Às vezes ela ou ele vai embora dizendo: “Não tive coragem de entrar... tive medo que ele risse de mim... que não me compreendesse... tive medo de ser ridícula”. Não deixe que ele fique te esperando tanto até desanimar. Para que você possa acolher o outro é preciso despojar´se de si mesmo, estar disponível. É preciso que você aceite criar este vazio no seu interior para que o outro possa ocupá´lo. É preciso fazer silêncio em você, para poder ouvir e entender a voz do outro. Só assim você será atencioso com ela; e então o diálogo acontecerá. Saiba sorrir para o outro; não custa nada e ilumina tanto!... Saiba fazer silêncio.... As palavras são os veículos da alma que se exprime, desabafa e se acalma. Aprenda a escutar o seu namorado atenciosamente; preste´lhe esta homenagem. Saiba falar mais daquilo que lhe interessa, do que aquilo que interessa a você.

Não fique pensando em você enquanto o outro fala, pense nele. Há um escrito que diz assim: As cinco palavras mais importantes são: “Estou muito satisfeito com você” As quatro palavras mais importantes: “Qual a sua opinião?” As três palavras mais importantes: “Faça o favor”. As duas palavras mais importantes: “Muito obrigado” A palavra menos importante: ´EU´! Enquanto você estiver dominado pela vontade de falar de si mesmo, é porque ainda não está apto a acolher o outro. Entretanto, não arranque o outro do seu silêncio à força; respeito´o, e aos poucos, ajude´o a falar. Não devasse a sua intimidade. Você está vendo que o namoro é como uma escola, um educandário do amor; por isso é belo e rico. Vá interrogando´o com suavidade sobre a sua vida, as suas preocupações, o seu passado, a sua família, a escola, etc. ... Deixe´o dizer tudo o que ele quiser, e não fique com aquele olhar distante, longe, nas nuvens... O diálogo exige gratuidade. Se você estiver nervoso, preocupado, irritado e de mau humor, então, pegue tudo isto e entregue a Deus, na fé, para estar disponível. O mau humor, a lamúria, a constante reclamação, são venenos mortais para o diálogo e o relacionamento. Sorria, ainda que o seu coração esteja chorando, por amor; isto não é fingimento. Saiba caminhar em direção ao outro, estenda´lhe a mão para ajudá´lo a entrar em você. Se ele vier a você cheio de problemas e angústias, não tenha pressa em querer dar´lhe a solução mágica para as suas dores. Não, apenas deixe que ele se esvazie; deixe´o falar; só depois, quando ele tiver “posto tudo para fora”, só então, você lhe dirá uma palavra amiga, e de conforto. Quando o médico vai tratar um tumor, primeiro deixa´o vazar completamente, tira todo o material infeccioso, só depois coloca o remédio. Assim também ocorre com as “infecções da alma”; primeiro é preciso esvaziá´la, para depois curá´las. A grande necessidade das pessoas hoje é ter alguém que as ouça com tempo e disponibilidade.

Não será o namoro uma bela oportunidade também para isso? Se você quiser que o seu namorado abra´lhe a alma, e se revele do fundo do seu ser, então saiba ser receptiva, silenciosa, discreta...Então você ouvirá muitas confidências, e ele irá embora aliviado e crescido. A experiência tem me mostrado que a maioria das pessoas que nos procuram para resolver os seus problemas, mais do que conselhos, querem desabafar uma angústia que está no coração. E quando você se dispõe a ouvi´las com atenção e carinho, elas vão se acalmando e encontrando o remédio que precisam, sem que às vezes a gente não diga nada. É a necessidade da alma humana de desabafar. Portanto, saiba que o que o outro mais precisa no diálogo é da sua atenção esmerada. Não seja aéreo enquanto o outro fala, esqueça de você mesmo neste instante. Dialogar não é discutir. Na discussão gasta´se muita energia, irrita´se e chega´se ao nervosismo que não leva a nada, ao contrário, só destrói o relacionamento. O diálogo conduz ao amor; a discussão leva à briga. Eis a diferença. Na discussão cada um ´ cheio de si mesmo ´ se acha o dono da verdade e da razão, e não abre mão disso. É o orgulho que impera. No diálogo ambos procuram a verdade juntos, não se acham cheios de razão, e não se preocupam com quem ela está. Na discussão são pessoas que se exibem querendo vencer a outra; no diálogo, são argumentos e idéias que são apresentadas. A discussão é uma luta entre dois egos orgulhosos; o diálogo é o encontro de duas almas queridas. Entendeu a diferença? Na discussão um quer arrasar os argumentos e idéias do outro, e desmoralizar os seus raciocínios, já no diálogo cada um se esforça para compreender os argumentos e idéias do outro, ao invés de atacá´los apressadamente. Quando você discute, já dá a resposta antes mesmo que o outro termine de falar o que queria expor; no diálogo, você quer que ele repita o que disse para que você possa entendê´lo melhor. Há um sabor mórbido em arrasar o outro numa discussão.

É próprio dos adversários quando se encontram; não de namorados que se amam e querem construir´se mutuamente. O que você pode lucrar em “dobrar” o outro numa discussão. Nada, a não ser um pouco mais de orgulho e de arrogância! Além disso você deixa o outro ferido e magoado, mais longe de você... talvez até com mágoa e ressentimento, e com ódio no coração. A discussão termina com um vencido e um vencedor, como se fosse uma guerra. Será que isto deve acontecer entre duas pessoas que se amam? O diálogo autêntico e necessário no namoro, não admite portanto, palavras, expressões ou gestos que humilhem o outro, ou que demonstrem pouco caso, cinismo, soberba, arrogância, prepotência... “Você tem um raciocínio de criança imatura!” “Sua argumentação está toda vazia e furada!” “Você parece louca, no mundo da lua!” “Acho que você está precisando de um psiquiatra!” “Será que você não vai crescer nunca?” “Até quando você vai continuar com este seu jeito de bebê chorão?” Expressões desse tipo ferem e magoam; e exigem que se peça perdão. Ao contrário são expressões do tipo: “Você fez algo importante!” “Sua opinião é muito importante!” “Esta palavra que você disse, me fez feliz”. “A minha vida é melhor porque você está a meu lado...” E tudo isso pode e deve ser dito sem fingimento ou bajulação, sem a preocupação de entrar numa arena de disputa, mas num coração para amar. Enfim, na discussão você está diante de um adversário a ser vencido; no diálogo, você está diante de uma pessoa a ser construída pelo amor. No entanto, se a conversa se transformar numa discussão, há uma saída nobre: deixe que o outro “vença” para que ela acabe o mais rápido possível. Perder nesta “guerra” será uma vitória do amor. No diálogo, deve´se começar sempre observando o lado positivo das coisas e dos acontecimentos, e não se deixar derrotar pelo pessimismo que só vê o lado negativo. Lembre´se que tanto o pessimismo quanto o otimismo contagiam facilmente as pessoas, com a diferença que o otimismo eleva os ânimos. Outra coisa importante no diálogo, é que você se expresse numa linguagem que o outro o entenda, sobre um assunto que compreenda. Você não pode dar um bife a um recém nascido; e não pode dar uma feijoada a um velho doente. Se a diferença de cultura existir entre o casal, então cada um precisa se esforçar para levar o outro a compreendê´lo. E esta será mais uma tarefa do amor. Mesmo a diferença cultural e científica pode ser superada pelo diálogo e pelo amor. É importante dizer que o compromisso de cada um, mais do que consigo mesmo, deve ser com a verdade. Se, como fruto do diálogo, você perceber que a verdade é diferente do que você pensava, então, por coerência, saiba aceitar a opinião do outro. Isto jamais será uma derrota sua, antes, uma vitória de ambos.

Numa discussão ninguém muda de opinião, pois o orgulho não permite. No diálogo, vence a verdade, surge a luz, reina a paz. Talvez agora você esteja começando a entender porque o diálogo autêntico é o instrumento indispensável para que você possa descobrir as riquezas que estão escondidas no interior da pessoa que você ama. Tudo que se faz de bom exige sacrifícios e tem um preço. Para que o casal cresça no namoro, têm que pagar o preço da renúncia ao próprio ego soberbo e arrogante, prepotente e asqueroso, exibicionista ou cheio de amor próprio. No diálogo, preocupe´se em procurar e apresentar “a “ verdade, mas não a “sua” verdade. Não podemos ser donos da verdade; ela é autônoma, não depende de nós. Só Jesus é a Verdade; todas as outras dependem dele. Se o assunto é, por exemplo, a doença, a verdade não está comigo e nem com você, está com quem entende de medicina. Se o assunto é religião, a verdade está com a Igreja, e não com o que eu acho ou com o que você pensa. E assim por diante. A verdade é objetiva. Não podemos nos perder em raciocínios vazios e devaneios subjetivos que nos afastam da verdade subjetiva e da responsabilidade. Namorar é isto! Na medida que o tempo for passando, o diálogo for amadurecendo, e o namoro for se firmando, então será necessário conversar sobre as coisas do futuro, para se saber quais as aspirações que cada um traz no coração, e se elas se coadunam mutuamente. Não se trata de ficar sonhando no vazio sobre o futuro, mas de começar a escolher e a preparar a vida que ambos vão viver e construir amanhã: a família, os filhos, etc. Nada de real se faz nesta vida sem um sonho, um projeto, um plano e uma construção. Se de um lado, sonhar no vazio é uma doce ilusão, refletir sobre o que se quer construir no futuro é uma necessidade. É assim que nasce um lar.

Para você meditar:

TEMPO DE RENOVAÇÃO

Perdão, Senhor!
Embora bem intencionado e cheio de boa vontade, nem sempre acertei em meu relacionamento humano.
Eu queria ser uma flor e fui um espinho...
Eu queria ser sorriso e fui mágoa...
Eu queria ser luz e fui trevas...
Eu queria ser estrela e fui eclipse...
Eu queria ser contentamento e fui tristeza...
Eu queria ser força e fui fraqueza...
Eu queria ser o amanhã e fui o ontem...
Eu queria ser paz e fui guerra...
Eu queria ser vida e fui morte...
Eu queria ser carinho e fui rudeza...
Eu queria ser sobrenatural e fui terreno...
Eu queria ser lenitivo e fui flagelo...
Eu queria ser amor e fui decepção...
Recebe, Senhor, em tuas mãos de misericórdia e perdão infinito o gosto amargo desta revisão.

Pe. Rafael Lopes C.M.

Namoro, tempo de conhecer e de escolher



Quando você vai comprar um sapato ou um vestido, não leva para casa o primeiro que experimenta, é claro. Você escolhe, escolhe... até gostar da cor, do modelo, do preço, e servir bem nos seus pés ou no seu corpo. Se você escolhe com tanto cuidado um simples sapato, uma calça, quanto mais cuidado você precisa ter ao escolher a pessoa que deve viver ao seu lado para sempre! Talvez você possa um dia mudar de casa, mudar de profissão, mudar de cidade, mas não poderá trocar de esposa ou de marido. É claro que você não vai escolher a futura esposa, ou o futuro marido, como se escolhe um sapato.

Já dizia o poeta que "com gente é diferente". Mas, no fundo será também uma criteriosa escolha. Se você quiser levar para casa o primeiro par de sapatos que você calçou, só porque o preço é bom, pode ser que você se arrependa depois quando perceber que não era de couro legítimo, mas sintético.

Se você escolher namorar aquela garota, só porque ela é "fácil", pode ser que você chore depois se ela o deixar por outro, fazendo o seu coração sangrar. Se você decidir levar aquele par de sapatos, só porque é bonito e está na moda, mesmo que aperte um pouco os seus pés, pode ser que depois você volte do baile com ele nas mãos porque não o agüenta mais nos pés. Se você escolher aquele rapaz só porque ele é um "gato", pode ser que amanhã ele faça você chorar quando se cansar de você.

O namoro é este belo tempo de saudável relacionamento entre os jovens, onde, conhecendo-se mutuamente, eles vão se descobrindo e fazendo "a grande escolha". Já ouvi alguém dizer, erradamente, que "o casamento é um tiro no escuro" ; isto é, não se sabe onde vai acertar; não se sabe se vai dar certo.

Isto acontece quando não há preparação para a união definitiva, quando não se leva a sério o amor pelo outro. A preparação para o seu casamento começa no namoro, quando você conhece o outro e verifica se há afinidade dele com você e com os seus valores. O casamento só é um "tiro no escuro", para aqueles que se casaram sem se conhecer, porque, então, namoraram mal. Se o seu namoro for sério, seu casamento não será um tiro no escuro, e nem uma roleta da sorte. O seu casamento vai começar num namoro.

É claro que a primeira exigência tem que ser a reta intenção sua e do outro, mesmo que ninguém esteja pensando ainda em noivado. Não brinque com o namoro, não faça dele apenas um passa – tempo, ou uma "gostosa" aventura; você estaria brincando com a sua vida e com a vida do outro. Só comece a namorar quando você souber porque vai namorar. Mais importante do que a idade para começar a namorar, 15 anos, 17 anos, 22 anos, é a sua maturidade. A idade em que você deve começar a namorar é aquela na qual você já pensa no casamento, com seriedade, mesmo que ele esteja ainda longe. Para que você possa fazer bem uma escolha, é preciso que saiba antes o que você quer. Sem isto a escolha fica difícil.

Não é verdade que quando você sai para comprar um sapato, já sabe qual é a cor que prefere, o modelo e o preço adequado ao seu bolso? Que tipo de rapaz você quer? Que qualidades a sua namorada deve ter? O que você espera dele ou dela? Esta premissa é fundamental. Se você não sabe o que quer, acaba levando qualquer um ... só porque caiu na sua frente. Os valores do seu namorado devem ser os mesmos valores seus, senão, não haverá encontro de almas. Se você é religiosa e quer viver segundo a Lei de Deus, como namorar um rapaz que não quer nada disso? É preciso ser coerente com você. Não basta que o sapato seja bonito, tem que servir nos seus pés.

Se você tem uma boa família, seus pais se amam, seus irmãos estão juntos, então será difícil construir a vida com alguém que não tem um lar e não dá importância para o valor da família. Quem não experimentou o calor de um lar não sabe dar valor para a família. Será difícil construir uma família junto com alguém que não entende a sua importância. As leis de Deus e da Igreja são exigentes e determinam o nosso comportamento. Será impossível vivê-las se o outro não os aceita. Tenho encontrado muitos casais de namorados e de casados que vivem uma dicotomia nas suas vidas religiosas; e isto é motivo de desentendimento entre eles. Há jovens que pensam assim: "eu sou religiosa e ele não; mas, com o tempo eu o levo para Deus".

Isto não é impossível; e tenho visto acontecer muitas vezes. No entanto, não é fácil. E a conversão da pessoa não basta que seja aparente e superficial; há que ser profunda, para que possa satisfazer os seus anseios religiosos. Não se esqueça que a religião é um fator determinante na educação dos filhos, para aqueles que a prezam. Não tenho dúvida de dizer a você que não renuncie aos seus valores na escolha do outro. Se é lícito você tentar adequar-se às exigências do outro, por outro lado, não é lícito você matar os seus valores essenciais para não perdê-lo.

Não sacrifique o que você é, para conquistar alguém. Há coisas secundárias dos quais podemos abdicar, sem comprometer a estrutura básica da vida, mas há valores essenciais que não podem ser sacrificados. Você poderá aceitar uma vida mais simples e mais pobre do que aquela que você tinha na sua família, ou poderá viver numa outra cidade que não é a que você gostaria, etc. São preferências periféricas, que são superadas pelo amor que o outro dedica a você. Mas aquilo que é essencial, não pode ser abdicado. Já vi muitas moças cristãs aceitarem um namoro com alguém divorciado, por medo de ficarem sós. É melhor ficar só, do que violar a Lei de Deus; pois ninguém pode ser plenamente feliz se não cumpre a vontade dAquele que nos criou. Portanto, saiba o que você quer, e saiba conquistá-lo sem se render. Não se faça de cego, nem de surdo, e nem de desentendido.

Para que você possa chegar um dia ao altar, você terá que escolher a pessoa amada; e, para isto é fundamental conhecê-la. O namoro é o tempo de conhecer o outro. Mais por dentro do que por fora. E para conhecer o outro é preciso que ele "se revele", se mostre. A recíproca é verdadeira. Saiba que cada um de vocês é um mistério, desconhecido para o outro. E o namoro é o tempo de revelar (= tirar o véu) esse mistério. Cada um veio de uma família diferente, recebeu valores próprios dos pais, foi educado de maneira diferente e viveu experiências próprias, cultivando hábitos e valores distintos.

Tudo isto vai ter que ser posto em comum, reciprocamente, para que cada um conheça a "história " do outro. Há que revelar o mistério! Se você não se revelar, ele não vai conhecê-la, pois este mistério que é você, é como uma caixa bem fechada e que só tem chave por dentro. É a sua intimidade que vai ser mostrada ao outro, nos limites e na proporção que o relacionamento for aumentando e se firmando. É claro que você não vai mostrar ao seu namorado, no primeiro dia de namoro, todos os seus defeitos.

Isto será feito devagar, na medida que o amor entre ambos se fortalecer. Mas há algo muito importante nesta revelação própria de cada um ao outro: é a verdade e a autenticidade. Seja autêntico, e não minta. Seja aquilo que você é, sem disfarces e fingimentos mostre ao outro, lentamente, a sua realidade. Não faça jamais como aquele rapaz que, querendo conquistar uma bela garota, garantiu-lhe que o pai tinha um belo carro importado...; mas quando ela foi conferir havia só um velhofusca na garagem.

A mentira destrói tudo, e principalmente o relacionamento. Mas para que você faça uma boa comunicação de você mesmo é preciso que tenha autocrítica e auto aceitação. Só depois é que você pode se revelar claramente. É preciso coragem para fazer esta auto análise e se conhecer, para se revelar. Não tenha vergonha da sua realidade, dos seus pais, da sua casa, dos seus irmãos, etc.

Se o outro não aceitar a sua realidade, e deixá-lo por causa dela, fique tranquilo, esta pessoa não era para você, não o amava. Uma qualidade essencial do verdadeiro amor é aceitar a realidade do outro. O amor pelo outro cresce na medida que você o conhece melhor. Não se ama alguém que não se conhece. Não fique cego diante do outro por causa do brilho da sua beleza, da sua posição social ou do seu dinheiro. Isto impediria você de conhecê-lo interiormente e verdadeiramente.

Lembre-se de uma coisa, aquilo que dizia Saint Exupéry: "o importante é invisível aos olhos". "Só se vê bem com o coração". São Paulo nos lembra que o que é material é terreno e passageiro, mas o que é espiritual é eterno. Tudo o que você vê e toca pode ser destruído pelo tempo, mas o que é invisível aos olhos está apegado ao ser da pessoa e nada pode destruir.

Esse é o seu verdadeiro valor. O carro que ele tem hoje, amanhã pode não ter mais. A beleza do corpo dela hoje, amanhã não existirá mais quando o tempo passar, os filhos crescerem...

Mas aquilo que está no "ser" dele ou dela, ficará sempre, e é isto que dará estabilidade ao casamentoe garantirá a felicidade duradoura de você, da família e dos filhos. Portanto, conheça a "história" e o "coração" da pessoa que está hoje ao seu lado. Quem ele é? Logo que a criança entra na escola e aprende a ler, já começa a estudar a história do Brasil. É para que ela conheça o Brasil; e conhecendo-o, compreenda-o, ame-o, ajude-o... O mesmo se dá entre as pessoas. Quando você mergulha na história do outro, conhece os seus dramas e os fatos que a determinaram, então você o compreende melhor e tem mais motivações para compreendê-lo, tem mais paciência para ouvi-lo, perdoá-lo e ajudá-lo.

Aí está o segredo de um relacionamento profundo e que propicia um conhecimento interior adequado de ambas as partes. E aqui você percebe porque é importante que o relacionamento seja maduro; cada um vai expor ao outro o seu coração, as suas reservas mais secretas. É por isso que o namoro não pode ser uma brincadeira sem qualquer responsabilidade. Você precisa saber guardar as confidências do outro, mesmo amanhã se o namoro terminar. Há coisas que temos de ter a grandeza de levar para o túmulo conosco, sem revelar a ninguém. Quando alguém abre-lhe o coração está depositando toda a confiança em você, e espera não ser traído. Portanto, cuidado com o que você conta a terceiros sobre o seu namoro; nem tudo poderá ser contado aos outros. Você não gostaria que ele revelasse aos outros as sua confidências, então não revele as confidências dele.

Jesus nos manda não fazer aos outros aquilo que não queremos que seja feito conosco. É uma regra de ouro. Quando conhecemos o interior de uma caverna vemos coisas belas, mas outras assustadoras. Há belos lagos escondidos, com águas cristalinas, e formações calcáreas bonitas; mas há também cantos escuros com morcegos e outros bichos. Nem por isso a caverna deixa de ser atraente e rica. Da mesma forma a pessoa que está a seu lado. No seu interior há belas passagens, mas pode haver também recantos escuros. Saiba valorizar o que há de belo no interior da pessoa, antes de deter-se nos seus pontos escuros.

Saiba ver no outro, primeiro o que ele tem de bom, e só depois encare o seu lado difícil. Saiba elogiar e fazer crescer o que há de bom, e cure com carinho as feridas que precisam ser tratadas. Isto mostra-nos que não há o chamado "amor a primeira vista". O amor não é um ato de um momento, mas se constrói "a cada momento". Não se pode conhecer uma pessoa "à primeira vista", é preciso todo um relacionamento. Só o tempo poderá mostrar se um namoro deve continuar ou terminar, quando cada um poderá conhecer o interior do outro, e então, puder avaliar se há nele as exigências fundamentais que você fixou.

Um indício de que o relacionamento começou bem é a ausência de brigas e desentendimentos, por pequenas coisas sobretudo. Se nesta fase feliz do namoro, onde as preocupações de cada um são poucas, já existem muitas brigas, creio que isto seja um sinal de que a coisa não vai bem. Não há que se ter escrúpulos para terminar um namoro; basta que haja sinceridade e delicadeza para que o seu término não deixe feridas em cada um. Eis aqui uma questão importante; você não pode criar uma esperança vazia no outro, levá-lo às alturas nos seus sonhos, e depois, de repente, jogar tudo no chão. Seria uma covardia!

Não brinque com os sentimentos e com a vida do outro, da mesma forma que você não quer que faça assim com a sua. Não alimente no outro esperança falsa. É válido tentar prolongar um pouco aquele namoro difícil, para tentar ainda um discernimento melhor; mas você não deve iludir o outro nem um dia a mais, se chegou à conclusão que não é com esta pessoa que você vai poder construir uma vida a dois.

É melhor ter a coragem de terminar hoje um namoro que não vai bem, do que chorar amanhã por ter perdido o tempo em um relacionamento infrutuoso. O tempo de namoro é também o tempo de conhecer a família do outro. Conhecer a família é imprescindível para você conhecer a história da pessoa, já que ela é seu fruto. Em todas as famílias há valores próprios, denominadores comuns, frutos da cultura familiar e da educação, isto que o povo chama de "berço". Ali você encontrará valores e desvalores; e saiba que o seu namorado vai trazê-los para o relacionamento com você. Isto é certo.

Portanto, para conhecer bem e poder escolher bem, você terá que olhar "de olhos abertos" a realidade familiar do outro que se põe diante de você; não para discriminar, mas para conhecer. É um grave engano pensar que você vai namorar, e quem sabe casar-se com ele ou com ela, e não com a sua família; e que portanto, a sua família não importa. A voz do sangue fala muito forte em todos nós; e, se não soubermos lidar com ela, muitos estragos podem acontecer. Não se assuste com aquilo que você não gostar na família dele; aceite a sua realidade, e não a condene. Saiba discernir com sabedoria e coragem se nesta realidade que você encontrou há aqueles valores mínimos que você já fixou para a sua vida. Não feche os olhos para a realidade da família do outro, para que você possa conhecê-lo. Saiba que nunca você vai encontrar uma família ideal, mas procure conhecê-la, para conhecer quem está com você. Conhecendo a família dele você vai conhecer muito daquilo que está no seu interior. Toda família tem uma série de valores e também de problemas. Você terá que avaliar também isto para chegar ao discernimento sobre o seu namoro.

Não se trata de "julgar" a família do outro, e muito menos de menosprezá-la; mas você tem o direito de construir a sua vida e a sua família sobre valores que lhe são caros. É verdade que mesmo de famílias complicadas, e às vezes até destruídas, podem sair belas criaturas, mas saiba que isto não é a regra geral. O normal é que as pessoas bem formadas estejam nas famílias que se prezam. Tudo isto é importante para que o seu casamento, no futuro, não seja "um tiro no escuro". O importante é ter os olhos abertos e não se fazer de cego. O coração não pode cegar o espírito. Não deixe de ouvir a opinião de seus pais. Muitos namoros e casamentos foram mal porque os jovens não quiseram ouvir os pais. Eles são experientes, e amam você, de verdade. Não se faça de surdo às suas advertências. Eles conhecem os perigos da vida muito melhor do que você.

Para você meditar:

"LEMBRA-TE, SENHOR ..."


"Lembra -Te, Senhor de que sou Tua criatura. Lembra - Te de que me fizeste nascer para a vida. Eu não existia e Tu me concebeste em Tua mente. Tu me tiraste do nada, e me deste a graça de responder-Te: eu existo. Pela Tua secreta providência, Tu me guiaste, pela estrada da minha existência. Dispuseste as etapas da minha caminhada. De longe me chamaste a fim de que de perto eu Te responda. Foi assim que comecei a existir, criatura de Tuas mãos, argila disforme e imagem do Teu semblante.

Restaura-me à Tua semelhança, ó Senhor, sem me julgar se eu a esqueci. Sou frágil em Tuas mãos poderosas, minha fraqueza é o sinal da Tua soberania. Mas as Tuas mãos são suaves, suaves mesmo quando me põem à prova. Tuas mãos aliviam e sustentam. Tuas mãos castigam e vivificam. Eu lhes entregarei a minha vida. O dom que Tu me deste, eu confiarei a Ti. Lá onde nada se perde, eu perderei o meu ser. Em Ti, ó Senhor, o meu princípio e o meu fim." SEJA! Se você não puder ser um pinheiro no topo de uma colina, Seja um arbusto no vale. Mas seja o melhor arbusto à margem do regato. Seja um ramo, se não puder ser uma árvore. Se não puder ser um ramo, seja um pouco de relva E dê alegria a algum caminho.

Se você não puder ser almíscar, seja então apenas uma tília. Mas a tília mais viva do lago ! Não podemos ser todos capitães; temos de ser tripulação. Há alguma coisa para todos nós aqui. Há grandes obras e outras menores a realizar, E é a próxima tarefa que devemos empreender. Se você não puder ser uma estrada, seja uma senda. Se não puder ser o sol, seja uma estrela. Não é pelo tamanho que terá êxito ou fracasso. Mas seja o melhor do que quer que você seja !

Diocese de Pesqueira inicia Escola Diaconal


Durante este final de semana, 23 homens – identificados nas paróquias e indicados pelos párocos e administradores paroquiais - estão reunidos com Dom Francisco Biasin, Bispo de Pesqueira, iniciando a caminhada de formação em vista do diaconado permanente.


Etapas de formação do propedêutico para Diáconos permanentes


O primeiro encontro, para organizar a experiência ao longo deste ano, foi realizado em 28 de abril p.p. Na última sexta-feira, dia 28,, na capela do Seminário São José, colocando-se sob a proteção e intercessão da Mãe do Senhor, os candidatos ao diaconato permanente iniciaram um tempo que pode ser considerado o “propedêutico”, ou seja, um período preparatório para a Escola Diaconal. Nas palavras de Dom Francisco, “tempo de aproveitar a graça do momento: Kairós!”
Esta primeira etapa da Escola Diaconal – que se encerra hoje – está sendo assessorada também pelo Pe. Adilson Ferreira (coordenador diocesano da dimensão bíblico-catequética), Pe. Orazio Zecchin e Ir. Luzia Ribeiro Furtado (Irmãs Dimesse Filhas de Maria Imaculada). O tema para estudo e reflexão é a Palavra de Deus, com fundamentação na Constituição Dogmática “Dei Verbum”, no Sínodo dos Bispos ao Povo de Deus (em 2008) e no Documento de Aparecida. Nestes dias, os participantes refletem sobre a importância de escutar, partilhar na comunidade e ler a Bíblia como “Discípulos e missionários da Palavra de Deus no serviço à vida” encontrando na Palavra a motivação, o sustento da vocação diaconal: “A Palavra de Deus contida na Sagrada Escritura suscita, forma e acompanha a vocação e a missão de cada discípulo missionário de Jesus Cristo e orienta as ações organizadas da Igreja”. A partir da tarde de ontem, os participantes se debruçam sobre o texto da 1ª Carta Pastoral de Dom Francisco - “Tua palavra é lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho!” (Salmo 118,105) – lançada em março do ano passado, vivenciado pela Igreja como o Ano da Palavra.

De 25 a 27 do próximo mês será realizada mais uma etapa da escola diaconal na diocese de Pesqueira e assim nos últimos finais de semana de todos os meses, até novembro deste ano.

Diácono, um ministro ordenado

Ordenado pela Igreja, através da imposição das mãos do Bispo, o diácono é chamado a servir o Povo de Deus em comunhão com os presbíteros. O perfil que a Igreja observa é baseado na primeira carta de São Paulo a Timóteo (3, 8-10.12-13) e entre as qualidades assinalam-se a vida de oração e intimidade com Deus, a capacidade de diálogo e de comunicação, o sentido de responsabilidade, a diligência, o equilíbrio e a prudência. Dentre as virtudes evangélicas têm particular importância: a oração, a piedade eucarística e mariana, um sentido da Igreja humilde e acentuado, o amor à Igreja e à sua missão, o espírito de pobreza, a capacidade de obediência e de comunhão fraterna, o zelo apostólico, a disponibilidade ao serviço, a caridade para com os irmãos.

Durante a formação, na Escola Diaconal, os candidatos serão acompanhados e orientados, a fim de desenvolver a maturidade na formação humana, bíblica e teológica.

Colaboração: Pe. Adilson Tadeu Ferreira

Salgueiro é a nova diocese de Pernambuco


Composta por 15 municípios a nova diocese atenderá a uma população de aproximadamente 440 mil pessoas


O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 16, a criação de uma nova diocese em Pernambuco. Desmembrada da região episcopal de Petrolina e de Floresta, a Diocese de Salgueiro será composta por 15 municípios: Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Araripina, Cabrobó e Salgueiro sede da Cúria. A região tem um total de 439.418 habitantes, sendo 351.534 católicos, divididos em: 17 paróquias, com 14 sacerdotes, 28 seminaristas, seis frades e 16 freiras, segundo dados da Diocese de Petrolina.

A criação da nova região episcopal é um antigo sonho dos bispos da Diocese de Petrolina e o pedido de criação foi feito ainda no governo de Dom Gerardo Andrade Ponte (1975-1985).

O novo bispo é o frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap que atualmente é guardião e ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal (RN). A sagração episcopal de frei Magnus está marcada para o dia 17 de setembro, na catedral de Nossa Senhora da Apresentação, na capital potiguar. Ainda sem data definida, mas aproximadamente um mês depois, o novo bispo tomará posse em Salgueiro.

Frei Magnus - Nasceu em Assu-RN, Diocese de Mossoró, no dia 31 de julho de 1965. Filho de João Gregório Lopes e Maria do Carmo Lopes (in memoriam).

Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, a 21 de fevereiro de 1986, na etapa do Postulantado. Fez o santo noviciado de 05 de janeiro de 1988 a 06 de janeiro de 1989, quando emitiu a primeira profissão religiosa. A profissão perpétua e solene fê-la aos 19 de março de 1992, no Convento Santo Antônio, em Natal-RN. Foi ordenado diácono a 25 de março de 1996, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Recife-PE, por Dom Antônio Soares Costa e ordenado presbítero pelo mesmo bispo, no dia 21 de dezembro de 1996, em Assu-RN.

Formação Acadêmica: Curso Primário no Instituto Padre ibiapina (Assu-RN), concluído em 1981; Secundário com especialização em técnico de nível médio em estradas, na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte – ETFERN (Natal-RN), concluído em 1985.; Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Recife – FAFIRE, em 1992; Curso de Teologia, no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda – IFTO, concluído em 1996.; Curso de Psicologia com Bacharelado, Licenciatura e Habilitação em Formação de Psicólogo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC, concluído em 2001; Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar do Programa de Pós-Graduação “lato sensu” pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, concluído em 2007; Licença em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana – Universitá Lateranense, Roma, concluído em 2009 (Summa cum laude).

Outros Cursos e Especializações: Parapsicologia e Religião, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá-SP e pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia - CLAP, em São Paulo-SP, no ano de 1993; participação no curso sobre Espiritualidade Franciscana, oferecido pelo Centro Franciscano da Argentina, com duração de dois meses (Córdoba, 1997 e 1998); Curso sobre Foro Interno, oferecido pelo Tribunale della Penitenzieria Apostolica (Roma, março de 2008); participação no Congresso Internacional sobre Le nuove frontiera della genetica e Il rischio dell'eugenetica, oferecido pela Pontificia Academia Pro Vita (Vaticano, 2009); Curso de Língua e Cultura Italiana, na Accademia Lingua italiana Assis (Assis, agosto e setembro de 2007); Curso de Inglês, oferecido pela Lado International College dos Estados Unidos (Washington, DC, julho e agosto de 2008); Curso sobre “Paolo, Giovanni e Il loro ambiente”, na Turquia, oferecido pela Pontificia Universitá Gregoriana, no período de 03 a 24 de setembro de 2008.

Vida Ministerial: Promotor Vocacional Provincial na Província dos Capuchinhos do Nordeste do Brasil (1991 a 1995); Mestre de postulantes em Maceió (1997 a 1999); Ecônomo Local em várias fraternidades da Província (1989 a 1998); Vigário Paroquial em diversas paróquias; Vigário da Fraternidade de Maceió (1996 a 2001); Definidor Provincial por dois triênios (1996 a 2001); Ministro Provincial por dois triênios (2001-2007); Vice-Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil – CCB por dois mandatos (2001-2007). Até o momento de sua nomeação episcopal, exercia os ofícios de Guardião e Ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal-RN.

Fonte: www.arquidioceseolindarecife.org.br

COMO REZAR PARA A CURA ENTRE AS GERAÇÕES


Existem seis passos para a oração da cura entre as gerações, que são:


1- Perdoar as pessoas da sua árvore genealógica

ORAÇÃO: Senhor Jesus, nesse momento eu quero perdoar de todo o coração, todas as pessoas da minha linhagem de família que permitiram que o mal se instalasse na minha árvore genealógica. Perdôo a todos aqueles que não se arrependeram de seus pecados e quiseram persistir no pecado. Perdôo de todo o coração todos os meus ancestrais que tenham feito qualquer pacto, compromisso ou consagração com o inimigo, comprometendo a sua vida, a vida de sua família e comprometendo a linhagem genealógica com o mal. Eu perdôo a todos os meus ancestrais que permitiram que o mal viesse se instalar a fazer história na minha família. Eu perdôo e abençôo a todos que de alguma forma prejudicaram,, ou talvez tenham lançado alguma maldição ou praga contra a linhagem a minha família, perdôo e abençôo. Digo em Nome de Jesus que renuncio a todo o rancor, toda mágoa todo ressentimento, todo ódio que esteja instalado em minha árvore genealógica. Amém.

(Dizer o Nome de Jesus três vezes)

2- Em desagravo à Santíssima Trindade

(geralmente em um pacto ou consagração feitos ao demônio são repetidos três vezes para ofender Deus pai, Filho e Espírito Santo, por isso essa oração deve ser repetido três vezes)

ORAÇÃO: Em Nome de Jesus, pelo poder do Sangue de Jesus, pelas Santas Chagas de Jesus. Pela Cruz Redentora de Jesus, pela intercessão da bem-aventurada Virgem- Maria, de São Miguel Arcanjo, e de toda a milícia celeste, assumindo minha condição de batizado, eu renuncio a todo mal presente em minha vida e presente na minha árvore genealógica. Com a minha mão direita levantada e no poder do Nome de Jesus, na autoridade de Jesus, eu quebro agora toda maldição de doenças, de destruição, de morte, de falências, de amarração, de divisão ou de qualquer outro nome que estejam presentes na linhagem de minha família, e Nome de Jesus eu quebro essas maldições e precipito-as aos pés da Cruz de Jesus que estejam submissas ao Senhorio de Jesus por toda a eternidade e recebam de Jesus o julgamento merecido. Desfaço também, em Nome de Jesus, todos os pactos, consagrações e os compromissos firmados com o maligno, que estejam presentes na minha árvore genealógica e de alguma forma estejam prejudicando a saúde de minha família. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Obrigado Jesus pela Tua Paz, pelo Teu amor, eu te adoro Jesus.


3- Pedir a Jesus a cura dos males

ORAÇÃO: Senhor Jesus, em meu nome e em nome de toda a minha família eu vinho diante de Tua presença para te suplicar a cura de todos os males da minha casa. Eu te peço Jesus que jorre agora luz que cura da Tua Santa Chaga de onde jorrou água e sangue, que jorre agora, Senhor a cura para a minha família, para a minha árvore genealógica. Cura bondoso Senhor todas as doenças do corpo, problemas hormonais, digestivos, problemas no sangue, nas células, todo câncer, diabete, problemas no cérebro, circulação sangüínea, todos os problemas nos ossos, problemas cardíacos, cura bondoso Senhor todo o mal psicológico, todo o mal afetivo, todo o mal emocional, mental, cura Senhora esquizofrenia ou qualquer outra doença mental presente na minha família, na minha árvore genealógica. Cura Senhor todos os males que vieram por maldições, cura Senhor os males espirituais, toda resistência à Fé, cura toda incredulidade, falta de vontade de conversão, toda a dureza de coração, padrões errados de comportamento, quebra Senhor toda moralidade deturpada, adultério, cura Senhor todo o mal do alcoolismo, vícios de drogas, toda prostituição, homossexualismo, quebra todos os males Senhor, presentes na minha árvore genealógica. Glorifica Teu Nome Senhor Jesus, curando, libertando e salvando toda a linhagem da minha família. Amém. Obrigado Jesus, eu te louvo e agradeço, Bendito e adorado seja o Santo Nome de Jesus, bendita adorada sejam as Santas Chagas de Jesus, pelas quais eu sou curado, sou liberto. Amém.

Senhor Jesus, em meu nome e em nome de toda a minha família eu vinho diante de Tua presença para te suplicar a cura de todos os males da minha casa. Eu te peço Jesus que jorre agora luz que cura da Tua Santa Chaga de onde jorrou água e sangue, que jorre agora, Senhor a cura para a minha família, para a minha árvore genealógica. Cura bondoso Senhor todas as doenças do corpo, problemas hormonais, digestivos, problemas no sangue, nas células, todo câncer, diabete, problemas no cérebro, circulação sangüínea, todos os problemas nos ossos, problemas cardíacos, cura bondoso Senhor todo o mal psicológico, todo o mal afetivo, todo o mal emocional, mental, cura Senhora esquizofrenia ou qualquer outra doença mental presente na minha família, na minha árvore genealógica. Cura Senhor todos os males que vieram por maldições, cura Senhor os males espirituais, toda resistência à Fé, cura toda incredulidade, falta de vontade de conversão, toda a dureza de coração, padrões errados de comportamento, quebra Senhor toda moralidade deturpada, adultério, cura Senhor todo o mal do alcoolismo, vícios de drogas, toda prostituição, homossexualismo, quebra todos os males Senhor, presentes na minha árvore genealógica. Glorifica Teu Nome Senhor Jesus, curando, libertando e salvando toda a linhagem da minha família. Amém. Obrigado Jesus, eu te louvo e agradeço, Bendito e adorado seja o Santo Nome de Jesus, bendita adorada sejam as Santas Chagas de Jesus, pelas quais eu sou curado, sou liberto. Amém.

4- Pedir o batismo no Espírito Santo para toda a sua família, para sua árvore genealógica

ORAÇÃO: Senhor Jesus, Tu és fonte e eu sou o sedento, eu tenho sede e Tu tens a água, por isso eu venho Te pedir em meu nome e em nome da minha família, derrama Senhor o Teu Espírito Santo. Que a força do Teu Santo Espírito penetre em todas as gerações. Santifica, Senhor, as pessoas da minha árvore genealógica. Divino Espírito santo vem sobre nós, vem encher os nossos corações, vem conceder-nos os seus frutos, os seus carismas, os seus dons, a mim e a todas as pessoas da minha árvore genealógica. Derrama, Pai amoroso, o Teu Espírito Santo, cura-nos e santifica-nos Espírito Santo, interceda agora toda a história de desgraça, cancela agora Espírito Santo toda história de infelicidade, de doenças e coloca agora na minha família um histórico novo de amor, de paz, de santidade, de felicidade e de vida nova. Vem Espírito Santo com teu poder que neste momento toda a minha árvore proclame o Senhorio de Jesus, que todos os meus ancestrais que estão no céu declarem agora que Jesus Cristo é o Senhor e se por acaso alguém da minha linhagem está no purgatório, que a misericórdia de Deus os leve para o céu e cheios de gratidão, cheios de adoração confessem para a glória de Deus Pai que Jesus é o Senhor, que todos da minha família e todos da minha árvore genealógica declarem agora com amor e adoração que Jesus Cristo é o Senhor. Que Cristo é o Senhor. Amém. Eu te louvo e agradeço Espírito Santo.

Senhor Jesus, Tu és fonte e eu sou o sedento, eu tenho sede e Tu tens a água, por isso eu venho Te pedir em meu nome e em nome da minha família, derrama Senhor o Teu Espírito Santo. Que a força do Teu Santo Espírito penetre em todas as gerações. Santifica, Senhor, as pessoas da minha árvore genealógica. Divino Espírito santo vem sobre nós, vem encher os nossos corações, vem conceder-nos os seus frutos, os seus carismas, os seus dons, a mim e a todas as pessoas da minha árvore genealógica. Derrama, Pai amoroso, o Teu Espírito Santo, cura-nos e santifica-nos Espírito Santo, interceda agora toda a história de desgraça, cancela agora Espírito Santo toda história de infelicidade, de doenças e coloca agora na minha família um histórico novo de amor, de paz, de santidade, de felicidade e de vida nova. Vem Espírito Santo com teu poder que neste momento toda a minha árvore proclame o Senhorio de Jesus, que todos os meus ancestrais que estão no céu declarem agora que Jesus Cristo é o Senhor e se por acaso alguém da minha linhagem está no purgatório, que a misericórdia de Deus os leve para o céu e cheios de gratidão, cheios de adoração confessem para a glória de Deus Pai que Jesus é o Senhor, que todos da minha família e todos da minha árvore genealógica declarem agora com amor e adoração que Jesus Cristo é o Senhor. Que Cristo é o Senhor. Amém. Eu te louvo e agradeço Espírito Santo.


5- Consagração ao Senhorio de Jesus

ORAÇÃO: Na presença de Deus pai ninguém poderá desfazer esta consagração que agora faço livremente na presença de Deus eu (dizer seu nome) e minha casa serviremos ao Senhor nessa vida e por toda a eternidade e para que fique bem claro, alto em bom som eu declaro agora, para que o céu se encha de adoração, para a alegria dos anjos e dos santos, para que haja júbilo no céu, eu declaro agora que eu (...) e a minha casa serviremos a Jesus Cristo agora e por toda a eternidade. Eu e toda a minha família queremos servir ao Senhor, nosso único Senhor, hoje e sempre, aqui na Terra e em toda a eternidade com Deus no céu e para que se ouça e trema no inferno, para que se cale o inferno e nunca mais invistam contra mim ou contra a minha família e saiba que eu declaro agora e para sempre que eu (...) e minha casa serviremos ao Senhor Jesus para todo o sempre. Amém. Obrigado Jesus,glórias e louvores sejam dados ao Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na presença de Deus pai ninguém poderá desfazer esta consagração que agora faço livremente na presença de Deus eu (dizer seu nome) e minha casa serviremos ao Senhor nessa vida e por toda a eternidade e para que fique bem claro, alto em bom som eu declaro agora, para que o céu se encha de adoração, para a alegria dos anjos e dos santos, para que haja júbilo no céu, eu declaro agora que eu (...) e a minha casa serviremos a Jesus Cristo agora e por toda a eternidade. Eu e toda a minha família queremos servir ao Senhor, nosso único Senhor, hoje e sempre, aqui na Terra e em toda a eternidade com Deus no céu e para que se ouça e trema no inferno, para que se cale o inferno e nunca mais invistam contra mim ou contra a minha família e saiba que eu declaro agora e para sempre que eu (...) e minha casa serviremos ao Senhor Jesus para todo o sempre. Amém. Obrigado Jesus,glórias e louvores sejam dados ao Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém .



6- Louvar a Deus (SL 77)

ORAÇÃO: Senhor meu Deus, cheio de gratidão eu quero Te louvar e Te glorificar pela minha família e pela minha árvore genealógica. Obrigado Senhor porque minha família é linda, é maravilhosa, é perfeita, porque o Senhor esta presente nela. Eu Te Louvo Senhor por fazer parte da minha família, eu Te louvo Senhor por aqueles que vieram antes de mim, Eu te Louvo Senhor pelos meus ancestrais, eu TE louvo Senhor pelo meu passado, e eu digo em Nome de Jesus, sejam todos benditos, sejam todos abençoados. Em Nome de Jesus Cristo eu abençôo a minha família de hoje, todos aqueles com quem convivo debaixo do mesmo teto. Eu Te Louvo Senhora por todos aqueles que virão depois de mim e em nome de Jesus Cristo eu os abençôo e profetizo que todos eles tenham saúde, paz, alegria, santidade, honestidade, fidelidade a Deus, que sirvam a Deus, que sejam misericordiosos, que sejam santos no corpo, na alma e no Espírito. Eu Te Louvo senhor pelo Teu imenso amor, pelo resgate que a Tua Cruz Redentora nos trouxe e declaro agora e assumo pela fé que esta plantada na terra da minha família a bandeira da vitória, que a partir de agora todos da minha família e da minha árvore genealógica são novas criaturas em Jesus Cristo. Cheios de gratidão eu Te louvo senhor, eu Te glorifico Senhor. Amém.

Senhor meu Deus, cheio de gratidão eu quero Te louvar e Te glorificar pela minha família e pela minha árvore genealógica. Obrigado Senhor porque minha família é linda, é maravilhosa, é perfeita, porque o Senhor esta presente nela. Eu Te Louvo Senhor por fazer parte da minha família, eu Te louvo Senhor por aqueles que vieram antes de mim, Eu te Louvo Senhor pelos meus ancestrais, eu TE louvo Senhor pelo meu passado, e eu digo em Nome de Jesus, sejam todos benditos, sejam todos abençoados. Em Nome de Jesus Cristo eu abençôo a minha família de hoje, todos aqueles com quem convivo debaixo do mesmo teto. Eu Te Louvo Senhora por todos aqueles que virão depois de mim e em nome de Jesus Cristo eu os abençôo e profetizo que todos eles tenham saúde, paz, alegria, santidade, honestidade, fidelidade a Deus, que sirvam a Deus, que sejam misericordiosos, que sejam santos no corpo, na alma e no Espírito. Eu Te Louvo senhor pelo Teu imenso amor, pelo resgate que a Tua Cruz Redentora nos trouxe e declaro agora e assumo pela fé que esta plantada na terra da minha família a bandeira da vitória, que a partir de agora todos da minha família e da minha árvore genealógica são novas criaturas em Jesus Cristo. Cheios de gratidão eu Te louvo senhor, eu Te glorifico Senhor. Amém. Senhor Jesus, nesse momento eu quero perdoar de todo o coração, todas as pessoas da minha linhagem de família que permitiram que o mal se instalasse na minha árvore genealógica. Perdôo a todos aqueles que não se arrependeram de seus pecados e quiseram persistir no pecado. Perdôo de todo o coração todos os meus ancestrais que tenham feito qualquer pacto, compromisso ou consagração com o inimigo, comprometendo a sua vida, a vida de sua família e comprometendo a linhagem genealógica com o mal. Eu perdôo a todos os meus ancestrais que permitiram que o mal viesse se instalar a fazer história na minha família. Eu perdôo e abençôo a todos que de alguma forma prejudicaram,, ou talvez tenham lançado alguma maldição ou praga contra a linhagem a minha família, perdôo e abençôo. Digo em Nome de Jesus que renuncio a todo o rancor, toda mágoa todo ressentimento, todo ódio que esteja instalado em minha árvore genealógica. Amém. Senhor Jesus, em meu nome e em nome de toda a minha família eu vinho diante de Tua presença para te suplicar a cura de todos os males da minha casa. Eu te peço Jesus que jorre agora luz que cura da Tua Santa Chaga de onde jorrou água e sangue, que jorre agora, Senhor a cura para a minha família, para a minha árvore genealógica. Cura bondoso Senhor todas as doenças do corpo, problemas hormonais, digestivos, problemas no sangue, nas células, todo câncer, diabete, problemas no cérebro, circulação sangüínea, todos os problemas nos ossos, problemas cardíacos, cura bondoso Senhor todo o mal psicológico, todo o mal afetivo, todo o mal emocional, mental, cura Senhora esquizofrenia ou qualquer outra doença mental presente na minha família, na minha árvore genealógica. Cura Senhor todos os males que vieram por maldições, cura Senhor os males espirituais, toda resistência à Fé, cura toda incredulidade, falta de vontade de conversão, toda a dureza de coração, padrões errados de comportamento, quebra Senhor toda moralidade deturpada, adultério, cura Senhor todo o mal do alcoolismo, vícios de drogas, toda prostituição, homossexualismo, quebra todos os males Senhor, presentes na minha árvore genealógica. Glorifica Teu Nome Senhor Jesus, curando, libertando e salvando toda a linhagem da minha família. Amém. Obrigado Jesus, eu te louvo e agradeço, Bendito e adorado seja o Santo Nome de Jesus, bendita adorada sejam as Santas Chagas de Jesus, pelas quais eu sou curado, sou liberto. Amém. Senhor Jesus, Tu és fonte e eu sou o sedento, eu tenho sede e Tu tens a água, por isso eu venho Te pedir em meu nome e em nome da minha família, derrama Senhor o Teu Espírito Santo. Que a força do Teu Santo Espírito penetre em todas as gerações. Santifica, Senhor, as pessoas da minha árvore genealógica. Divino Espírito santo vem sobre nós, vem encher os nossos corações, vem conceder-nos os seus frutos, os seus carismas, os seus dons, a mim e a todas as pessoas da minha árvore genealógica. Derrama, Pai amoroso, o Teu Espírito Santo, cura-nos e santifica-nos Espírito Santo, interceda agora toda a história de desgraça, cancela agora Espírito Santo toda história de infelicidade, de doenças e coloca agora na minha família um histórico novo de amor, de paz, de santidade, de felicidade e de vida nova. Vem Espírito Santo com teu poder que neste momento toda a minha árvore proclame o Senhorio de Jesus, que todos os meus ancestrais que estão no céu declarem agora que Jesus Cristo é o Senhor e se por acaso alguém da minha linhagem está no purgatório, que a misericórdia de Deus os leve para o céu e cheios de gratidão, cheios de adoração confessem para a glória de Deus Pai que Jesus é o Senhor, que todos da minha família e todos da minha árvore genealógica declarem agora com amor e adoração que Jesus Cristo é o Senhor. Que Cristo é o Senhor. Amém. Eu te louvo e agradeço Espírito Santo. Na presença de Deus pai ninguém poderá desfazer esta consagração que agora faço livremente na presença de Deus eu (dizer seu nome) e minha casa serviremos ao Senhor nessa vida e por toda a eternidade e para que fique bem claro, alto em bom som eu declaro agora, para que o céu se encha de adoração, para a alegria dos anjos e dos santos, para que haja júbilo no céu, eu declaro agora que eu (...) e a minha casa serviremos a Jesus Cristo agora e por toda a eternidade. Eu e toda a minha família queremos servir ao Senhor, nosso único Senhor, hoje e sempre, aqui na Terra e em toda a eternidade com Deus no céu e para que se ouça e trema no inferno, para que se cale o inferno e nunca mais invistam contra mim ou contra a minha família e saiba que eu declaro agora e para sempre que eu (...) e minha casa serviremos ao Senhor Jesus para todo o sempre. Amém. Obrigado Jesus,glórias e louvores sejam dados ao Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo. Senhor meu Deus, cheio de gratidão eu quero Te louvar e Te glorificar pela minha família e pela minha árvore genealógica. Obrigado Senhor porque minha família é linda, é maravilhosa, é perfeita, porque o Senhor esta presente nela. Eu Te Louvo Senhor por fazer parte da minha família, eu Te louvo Senhor por aqueles que vieram antes de mim, Eu te Louvo Senhor pelos meus ancestrais, eu TE louvo Senhor pelo meu passado, e eu digo em Nome de Jesus, sejam todos benditos, sejam todos abençoados. Em Nome de Jesus Cristo eu abençôo a minha família de hoje, todos aqueles com quem convivo debaixo do mesmo teto. Eu Te Louvo Senhora por todos aqueles que virão depois de mim e em nome de Jesus Cristo eu os abençôo e profetizo que todos eles tenham saúde, paz, alegria, santidade, honestidade, fidelidade a Deus, que sirvam a Deus, que sejam misericordiosos, que sejam santos no corpo, na alma e no Espírito. Eu Te Louvo senhor pelo Teu imenso amor, pelo resgate que a Tua Cruz Redentora nos trouxe e declaro agora e assumo pela fé que esta plantada na terra da minha família a bandeira da vitória, que a partir de agora todos da minha família e da minha árvore genealógica são novas criaturas em Jesus Cristo. Cheios de gratidão eu Te louvo senhor, eu Te glorifico Senhor. Amém.


Fonte: Ironi Spuldaro

CONFIRA AQUI AS FOTOS DO TERRENO ONDE ESTAMOS CONSTRUINDO A CASA DE RETIROS