terça-feira, 29 de junho de 2010

Diocese de Pesqueira inicia Escola Diaconal


Durante este final de semana, 23 homens – identificados nas paróquias e indicados pelos párocos e administradores paroquiais - estão reunidos com Dom Francisco Biasin, Bispo de Pesqueira, iniciando a caminhada de formação em vista do diaconado permanente.


Etapas de formação do propedêutico para Diáconos permanentes


O primeiro encontro, para organizar a experiência ao longo deste ano, foi realizado em 28 de abril p.p. Na última sexta-feira, dia 28,, na capela do Seminário São José, colocando-se sob a proteção e intercessão da Mãe do Senhor, os candidatos ao diaconato permanente iniciaram um tempo que pode ser considerado o “propedêutico”, ou seja, um período preparatório para a Escola Diaconal. Nas palavras de Dom Francisco, “tempo de aproveitar a graça do momento: Kairós!”
Esta primeira etapa da Escola Diaconal – que se encerra hoje – está sendo assessorada também pelo Pe. Adilson Ferreira (coordenador diocesano da dimensão bíblico-catequética), Pe. Orazio Zecchin e Ir. Luzia Ribeiro Furtado (Irmãs Dimesse Filhas de Maria Imaculada). O tema para estudo e reflexão é a Palavra de Deus, com fundamentação na Constituição Dogmática “Dei Verbum”, no Sínodo dos Bispos ao Povo de Deus (em 2008) e no Documento de Aparecida. Nestes dias, os participantes refletem sobre a importância de escutar, partilhar na comunidade e ler a Bíblia como “Discípulos e missionários da Palavra de Deus no serviço à vida” encontrando na Palavra a motivação, o sustento da vocação diaconal: “A Palavra de Deus contida na Sagrada Escritura suscita, forma e acompanha a vocação e a missão de cada discípulo missionário de Jesus Cristo e orienta as ações organizadas da Igreja”. A partir da tarde de ontem, os participantes se debruçam sobre o texto da 1ª Carta Pastoral de Dom Francisco - “Tua palavra é lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho!” (Salmo 118,105) – lançada em março do ano passado, vivenciado pela Igreja como o Ano da Palavra.

De 25 a 27 do próximo mês será realizada mais uma etapa da escola diaconal na diocese de Pesqueira e assim nos últimos finais de semana de todos os meses, até novembro deste ano.

Diácono, um ministro ordenado

Ordenado pela Igreja, através da imposição das mãos do Bispo, o diácono é chamado a servir o Povo de Deus em comunhão com os presbíteros. O perfil que a Igreja observa é baseado na primeira carta de São Paulo a Timóteo (3, 8-10.12-13) e entre as qualidades assinalam-se a vida de oração e intimidade com Deus, a capacidade de diálogo e de comunicação, o sentido de responsabilidade, a diligência, o equilíbrio e a prudência. Dentre as virtudes evangélicas têm particular importância: a oração, a piedade eucarística e mariana, um sentido da Igreja humilde e acentuado, o amor à Igreja e à sua missão, o espírito de pobreza, a capacidade de obediência e de comunhão fraterna, o zelo apostólico, a disponibilidade ao serviço, a caridade para com os irmãos.

Durante a formação, na Escola Diaconal, os candidatos serão acompanhados e orientados, a fim de desenvolver a maturidade na formação humana, bíblica e teológica.

Colaboração: Pe. Adilson Tadeu Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário