segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os três ataques principais do diabo

Podemos dividir em três, os principais ataques do Inimigo, a saber; a tentação, a opressão e a possessão. Vejamos cada um deles de forma mais detalhada.

1º)A tentação (Lc 4,1-13)

A tentação é o ataque mais comum do Inimigo, aliás, todos nós já passamos por essa experiência de ser tentado; Jesus mesmo o passou (Mt 4,1-11; Lc 4,1-13)! Através dela o diabo tenta convencê-lo a fazer aquilo que você não deve, e a não fazer aquilo que Deus lhe pede para fazer (Gen 2,15-17; 3,1-6). É uma questão de desobediência a Deus. Vejamos o que diz o Catecismo: “O homem, tentado pelo Diabo, deixou morrer em seu coração a confiança em seu Criador e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Foi nisto que consistiu o primeiro pecado do homem. Todo pecado, daí em diante, será uma desobediência a Deus e uma falta de confiança em sua bondade”(CIC 397).

Todos nós somos tentados pelo Inimigo, pois não tem nada haver com ser santo ou pecador. Na verdade, os pecadores são menos tentados do que aqueles que vivem lutando pela santidade, e a razão é muito simples: porque o pecador já se encontra na área que o maligno quer. Quanto mais uma pessoa está próxima de Deus, mais ela é tentada, porque é do interesse dele convencer aquela pessoa a dar as costas a Deus.

2º)A opressão (Ef 4,26-27; Tg 4,7-8; I Pd 5,8)

Uma segunda forma de ataque, mais interessante, e também mais comum do que se pensa, embora não se fale muito sobre ela, é a opressão. A opressão, segundo o dicionário Aurélio, é o ‘ato ou efeito de oprimir, sobrecarregar com peso, apertar, comprimir, afligir’. É isso que ele faz conosco quando encontra uma oportunidade ou uma brecha em nós. A opressão significa que o diabo, como bom lutador, achando o ponto fraco da minha personalidade dirige o seu ataque nessa direção. Podemos encontrar sempre alguma área fraca no caráter de uma pessoa. E, o que é muito engraçado, o diabo sempre obtém êxito para encontrar essa abertura pela qual ele pode entrar. Em alguns, esta fraqueza ou área aberta pode ser a sexualidade, em outros a ambição, o orgulho, o ciúme, a cólera, o medo, o sentimento de culpa, a ansiedade etc. Uma vez detectada, o Inimigo direciona todos os seus ataques para aquela área. É por isso que você pode ser bem sucedido em muitas outras áreas sem fazer muito esforço, mas em seguida você se sente bloqueado e tem de se deter quando lida com aquele pecado específico ou fraqueza. Você avança e faz progresso em muitas áreas, mas daí você tropeça e se sente bloqueado quando tem de lidar com um aspecto particular do seu caráter. E você se pergunta: o que está acontecendo? Por que eu consigo ser forte e tomar decisões em tantas áreas, enquanto me sinto incapaz nesta área específica? O que acontece é que o Inimigo descobriu sua fraqueza específica e agora está dirigindo todos os seus ataques para lá.

Vejamos agora quatro fraquezas terríveis por onde o diabo tem oprimido a muitos:

1-As raivas e iras

a)raiva contra si mesmo

b)raiva contra Deus

c)raiva contra os outros

2-Os medos

a)de Deus e do diabo

b)de amar e ser amado

c)de acidentes e da morte

d)de insetos e lugares fechados

e)de pessoas e de falar em público etc

3-Os sentimentos de culpa

a)por ter abortado

b)por ter maltratado os pais

c)por ter traído alguém

d)por ter caído no caminha da santidade etc

4-A ansiedade

a)vive pensando no futuro

b)vive apegado ao passado

c)se preocupa em excesso com tudo

e)extremamente nervoso(a) e explosivo(a)

3º)A possessão (Mc 5,1-20)


A terceira maneira, e a pior de todas, do Inimigo nos atacar, é a possessão. Esta acontece quando o diabo toma como sua morada, o corpo de uma pessoa, domina sua mente, domina sua psique, sua vontade, excluindo com certeza o domínio de sua alma. O domínio da alma pelo diabo só se dá pelo pecado. Portanto, como podemos ver, o pecado vai na profundidade. Porque o pecado toma a alma, enquanto que na possessão o diabo somente consegue chegar à psique, à vontade, ao intelecto, mas não pode chegar à alma.

Não podemos dizer que os casos de possessão sejam tão comuns, como alguém poderia pensar. Os casos são relativamente raros, mas eles de fato existem.

O diabo odeia totalmente o nosso corpo físico, por causa da raiva que ele tem com relação a Jesus, que escolhendo este mesmo corpo, encarnou-se entre nós. Ele Jamais consegue perdoar a Deus que, ao invés de assumir uma natureza angélica, assumiu a natureza humana e se encarnou entre nós.

A ppossessão pode acontecer de duas maneiras:

a)Existe o caso da pessoa que livremente, espontaneamente se entrega a ele.

Neste caso, alguém abre a porta para ele, que às vezes entra. De fato nem sempre o diabo entra quando alguém abre a porta! Quando se trata de seguidores seus, neste caso, temos a porta totalmente aberta porque os seus seguidores o adoram. Exprimem uma espécie de declaração formal: Eu quero me dar por completo ao diabo! E receber dele poder, dinheiro e outras coisas. Todavia não podemos dizer com toda certeza que todos os seguidores são possuídos pelo diabo.

b)A segunda forma de deixar o diabo entrar é quando nós não abrimos portas, mas janelas.


Isto acontece quando se brinca com o oculto, com o espiritismo e com os seguidores dele. Nestes casos a pessoa não faz um convite direto ao diabo, mas está no seu campo e por essa razão é muito mais fácil para ele achar uma janela aberta e entrar. De fato, em muitas pessoas possuídas, viu-se claramente que, no passado, brincaram com o oculto.

Certamente, muitas pessoas que pensam estar possuídas pelo Inimigo na verdade não o estão. Se todas as pessoas que pensam que estão possuídas, de fato estivessem, então não haveria mais diabos no inferno, porque eles estariam todos ocupados com as pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário