terça-feira, 5 de outubro de 2010

Jesus, Mestre da Oração

“Jesus ora antes dos momentos decisivos de sua missão: antes de o Pai dar testemunho dele por ocasião do Batismo (Lc 3,21) e da Transfiguração (Lc 9,28) e antes de realizar por sua Paixão o plano de amor do Pai (Lc 22,41-44). Ora também antes dos momentos decisivos que darão início à missão dos Apóstolos: antes de escolher e chamar os Doze (Lc 6,12), antes que Pedro o confesse como Cristo de Deus (Lc 9,18-20) e para que a fé do chefe dos apóstolos não desfaleça na tentação (Lc 22,32). A oração de Jesus antes das ações salvíficas que realiza a pedido do Pai é uma entrega, humilde e confiante, de sua vontade humana à vontade amorosa do Pai” (C.I.C 2.600)

O Catecismo deixa claro que “em toda a sua vida, Jesus mostra-se como nosso modelo” (C.I.C 520). E de uma forma especial, “Ele é o Mestre de nossa oração” (C.I.C 2.765).

“Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração , disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar...” (Lc 11,1)

Percorrendo a vida de Jesus podemos perceber que por trás de cada ação sua está à oração. Ele reza a todo o momento. Ora sem cessar. Não se cansa de estar na presença do Pai. “Muitas vezes se retira, na solidão, na montanha, de preferência à noite, para orar” (C.I.C 2.602). “Não é antes de tudo contemplando seu mestre orar que o discípulo de Cristo deseja orar? Pode então aprender a orar do Mestre da oração. É contemplando e ouvindo o Filho que os filhos aprendem a orar ao Pai” (C.I.C 2.601). Se Jesus é, portanto, o nosso Mestre da oração, precisamos tal qual o discípulo pedir-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar” pois não sabemos “orar como convém” (Rom 8,26).

O Catecismo diz que ”ao orar, Jesus já nos ensina a orar” e “como pedagogo, Ele nos toma onde estamos e, progressivamente, nos conduz ao Pai” (C.I.C 2.607). “Jesus ensina seus discípulos a orar com um coração purificado, uma fé viva e perseverante, uma audácia filial. Incita-os à vigilância e convida-os a apresentar a Deus seus pedidos em seu Nome” (C.I.C 2.621). Jesus é, sem dúvida, como afirma o Catecismo da Igreja Católica, o nosso Grande Mestre da oração. Se quisermos ser homens e mulheres de oração devemos então pedir, clamar e imitar ao Senhor Jesus. Trilhemos, portanto, por esse itinerário que é a vida de Cristo.

André Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário