terça-feira, 5 de outubro de 2010

“Quantas vezes devo perdoar?”(Mt 18,21)

O perdão é um dos maiores meios para obtermos a cura e a libertação. Você quer ser curado? Perdoe!

Todos nós, uns mais, outros menos, trazemos alguma mágoa, rancor ou ressentimento represados em nossos corações. Esses sentimentos, uma vez instalados em nosso interior, podem trazer sérias conseqüências para nosso ser.

O perdão é fundamental para quem deseja a cura. Através do perdão curas diversas podem acontecer. Nosso corpo, nossa mente e nossa alma são intimamente ligados. Quando um sofre, os outros sofrem também. Quando a nossa alma está abatida o nosso corpo e a nossa mente sentem o abatimento. Quando nossa mente está deprimida logo o nosso corpo fica sem apetite e nossa alma desfalece.

Como pudemos ver acima, existe uma ligação profunda em nosso ser total: corpo, alma e mente. Se mexermos com um, estaremos mexendo com os outros. Se tocarmos em um, estaremos tocando nos outros. Não tem como separar. Mas, porque é que estamos falando sobre isso? Estamos falando sobre isso para compreendermos melhor a gravidade que é guardarmos sentimentos ódio, raiva, rancor, em nossas mentes. Quando arquivamos ou guardamos esses sentimentos em nossas mentes, sem dar o perdão a quem nos feriu, sem dúvida alguma, esses sentimentos também atingirão o nosso corpo em formas de doenças diversas, e a nossa alma em arrefecimento, declínio e perca da fé.

“Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão?” Pedro fez uma pergunta bastante delicada a Jesus: “Quantas vezes devo perdoar?” “Quantas vezes eu devo usar de misericórdia com quem me ofender?” “Sete vezes é suficiente, Senhor?”

Quantas vezes, caro leitor, você consegue perdoar? Você consegue perdoar sete vezes a mesma pessoa que te machucou?

Pedro perguntou a Jesus se perdoar sete vezes seria o bastante. Qual foi, então, a resposta de Jesus? Não, Pedro! Sete vezes, não. Eu não quero que você perdoe sete vezes.

“Não te digo até sete vezes”(Mt 18,22). Acho que quando Jesus deu essa primeira resposta a Pedro, ele respirou tranqüilo e disse: ainda bem Senhor!!! Mas Jesus disse a ele: espere ai Pedro, eu ainda não terminei a resposta: “Não te digo até sete vezes... mas até setenta vezes sete!”(Mt 18,22). Acho que Pedro nesse momento engoliu a seco. Na verdade, Jesus, ao nos ensinar o jeito de perdoar(sempre!), estava também nos dando a fórmula de prevenir as doenças do nosso corpo e da nossa alma, pois uma mente cheia de rancor, ódio, vingança, é sinal de um corpo enfermo e de uma alma fria e sem vida.

“Setenta vezes sete!” Eis a grande conta que cura e liberta. O perdão é o antídoto que previne nossa mente, corpo e alma de adoecerem. Ao ensinar a Pedro que o perdão deveria ser dado setenta vezes sete, Jesus quis dizer que o perdão deve ser dado sempre, não importando se o que fizeram conosco foi grave ou não. O que o Senhor quer é que perdoemos, pois o ressentimento é um veneno mortal que bebemos querendo que o outro morra.

Outra coisa importante é saber separar o perdão dos sentimentos feridos. O perdão é uma coisa e o sentimento ferido é outra. Quando alguém te ferir, te machucar, te trair, te humilhar, etc, saiba separar as coisas. O perdão você dá a pessoa que te feriu, e os sentimentos de ódio, mágoa, decepção, desamor, orgulho ferido, você entrega a Jesus, em oração, para que ele possa curar-te. O perdão, portanto, é uma decisão. Ele não se baseia em sentimentos. O perdão é dado a quem nos ofendeu, e os sentimentos feridos são dados a Jesus para que os cure. E é aqui que entra a cura interior. A cura interior é o processo em que passamos diante de Jesus todas as nossas feridas interiores para que ele as cure. Quando cultivamos esses sentimentos em nossos corações, sem levar a Jesus, para curá-los, fiquemos certos de que as conseqüências virão, mais cedo ou mais tarde, em forma de doenças no corpo e na alma. Quer ser mais imune as doenças do corpo, como o câncer, diabetes, hipertensão, depressão, gastrite? Quer ser mais resistente as enfermidades da alma, como a frieza espiritual e o arrefecimento da fé? Perdoe! O perdão é cura para o corpo e para a alma. Nesse terceiro dia, quero convidar você a perdoar todos aqueles que, durante a trajetória de tua vida, te feriram e te machucaram. Você deseja perdoar? Quer tomar hoje essa decisão?

Fonte: "NOVENA PESSOAL DE CURA E LIBERTAÇÃO", de André Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário