terça-feira, 27 de julho de 2010

Desvendando os demonios


Os demônios não foram criados maus. Mas, ao serem criados, foram colocados à prova para que pudessem ver a Essência divina. Antes dessa prova os demônios viam a Deus, porém não a Sua Essência. Também quando falamos em “ver” em relação aos seres de natureza angélica, o fazemos por comparação, pois estes só podem ver intelectualmente. Pode parecer difícil entender essa “visão” de Deus, porém sem “ver” a Sua Essência. Podemos então entender melhor através da seguinte comparação: seria como dizer que eles viam a Deus como uma luz e o ouviam com uma voz majestosa e santa, mas não podiam ver o seu rosto. Sabiam que era o seu Criador, que era o Santo dos Santos.

Colocados então à prova, uns obedeceram e outros não. Os que desobedeceram de forma irreversível se transformaram em demônios. Eles mesmos se transformaram naquilo que são ninguém os fez assim.

No livro do Apocalipse encontramos a descrição de uma “luta” no céu entre os anjos e os demônios: “E se iniciou um combate no céu: Miguel e seus anjos lutando contra o Dragão e seus anjos. No entanto, estes não tiveram força e no céu não havia mais lugar para eles. Foi expulso o grande Dragão, a Serpente antiga que se chama Diabo, o Adversário, que engana ao mundo inteiro. Foi expulso para a terra e seus anjos foram expulsos com ele.” (Apocalipse 12,7-9)

A transformação em demônios foi progressiva. Com o passar do “evo” (uma espécie de tempo), uns odiaram mais a Deus e outros menos. Uns se fizeram mais soberbos, outros nem tanto. Cada anjo rebelde foi se deformando mais e mais, cada um em pecados específicos. Assim também, pelo contrário, os anjos fieis foram se santificando progressivamente.

Ao final da batalha a transformação já era irreversível. Os anjos foram admitidos a presença divina e os demônios foram abandonados a sua situação de queda moral em que cada um se encontrava.

O demônio aparece nas pinturas e imagens como uma criatura horrível e este modo de representá-lo não está errado, pois é um espírito angélico deformado. Segue sendo anjo e apenas sua inteligência e vontade é que se deformaram. O demônio é um anjo que decidiu viver a margem de Deus e alheio à Sua Vontade. Ele odeia a si mesmo, odeia a Deus e odeia a humanidade.


(Texto traduzido da “SUMMA DAEMONIACA”, J. A. Fortea, paginas 13-18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário