sexta-feira, 2 de julho de 2010

CONHEÇA MAIS SOBRE A BÍBLIA

São Jerônimo nos ensina: “Quem conhece a Bíblia, conhece a Deus”.

O QUE É A BÍBLIA?
É o meio escolhido por Deus,para transmitir o Seu plano de amor aos homens de boa vontade. Quando a lemos, entramos em contato pessoal com Deus. “Muitas vezes e de diversos modos,outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas” (Hb 1, 1-2).

NOMES DIVERSOS DA BÍBLIA:
Bíblia quer dizer “Os Livros” ou coleção de livros. Também é chamada de Sagrada Escritura, Sagradas Letras, Escrituras ou Escrituras por Excelência. Na verdade é “O Livro” por excelência ou “Livro dos Livros”.

COMPOSIÇÃO BÍBLICA:
A Sagrada Escritura é composta de 73 livros. São 46 livros no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
O AT é a primeira parte da Bíblia, escrita antes da vinda de Cristo. Toda a história do povo de Israel girava em torno da sua aliança com Javé, o seu Deus fiel e justo, que estava infinitamente acima de todos os deuses de seus vizinhos pagãos. Os livros do AT estão divididos de acordo com o assunto ou estilo. A classificação foi feita em quatro grupos: Pentateuco, Livros Históricos, Sapienciais e Proféticos. Todo o AT foi escrito em hebraico ou aramaico, menos o livro da Sabedoria, o Segundo de Macabeus e trechos dos livros de Daniel e de Ester, que foram escritos em grego. O NT é a segunda parte da Bíblia que fala da vinda de Jesus, Sua mensagem,e como foi vivida pela Igreja primitiva. Gira em torno de Jesus Cristo, o Messias prometido, o qual cumpriu toda a Lei e os Profetas. Todo o NT foi escrito pela Igreja, depois que Jesus subiu ao céu. É um conjunto de livros que nasceram dentro da comunidade cristã. Foram primeiro vividos e depois escritos. Os livros do NT estão agrupados em quatro partes: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas Apostólicas e o Apocalipse. Todo o NT foi escrito em grego, menos o Evangelho de São Mateus, que foi escrito em aramaico.

PERÍODO DA ESCRITA BÍBLICA:
A Bíblia foi escrita num intervalo de tempo de aproximadamente 14 séculos, desde o século XIII aC até o século I dC, por autores diversos e em épocas diferentes. Começou a ser escrita no tempo de Moisés, que viveu por volta de 1250 antes de Cristo, quando o faraó Ramsés II governava o Egito. E a última parte da Bíblia foi escrita no final da vida do último Apóstolo, São João Evangelista, por volta do ano 100 depois de Cristo. Portanto a Bíblia foi escrita num período de aproximadamente 1350 anos. As cópias mais antigas estão guardadas na Biblioteca do Vaticano e no Museu Britânico. Cada livro da Bíblia deve ser entendido como parte de um todo. Nenhuma passagem Bíblica pode ser vista e entendida isoladamente, mas sempre dentro do contexto da História da Salvação. É, pois, com esse espírito,que devemos ler todos os livros da Bíblia, buscando neles a Palavra de Deus, que é sempre viva e atual, para os homens de ontem e de hoje. Essa unidade é possível,porque o autor principal é Deus e não os homens. Deus quis utilizar-se dos homens para escrever o seu Livro Sagrado. Assim cada hagiógrafo (é uma palavra grega que quer dizer: pessoa que escreve sob a inspiração de Deus) deu à Palavra de Deus as suas características pessoais, o seu estilo, o seu grau de cultura e mentalidade da época em que viveu. A fonte de onde se tira a matéria, bem como o estilo do hagiógrafo, são coisas secundárias. Deus deixa a liberdade por conta do homem que escreve. O importante é que, seja como testemunha ou como pesquisador, na hora de o homem escrever, Deus o inspira para que escreva aquilo que Deus quer dizer.

NO QUE FOI ESCRITA A BÍBLIA:
Em cerâmica, em papiro ou em pergaminho. A cerâmica é uma das artes mais antigas da humanidade. O barro servia para fazer não apenas vasos, mas também chapas, nas quais se escrevia. Aquelas chapas de argila faziam a vez de nossa folha de papel. Além da cerâmica, outro material que na Antiguidade foi usado para escrever a Bíblia foi o papiro. O papiro é uma planta que teve origem no Egito. Nascia e crescia espontaneamente às margens do Nilo. Do Egito o papiro passou para a Síria, Sicília e Palestina, que é a terra onde foi escrita a Bíblia. Naquele tempo o papiro era usado para fazer uma espécie de folha de papel para nela se escrever. Seu caniço comprido era aberto em tiras, as quais eram prensadas enquanto estavam úmidas. E assim formavam uma folha, semelhante ao nosso papel. Já na Antiguidade, o papiro enfrentou um forte concorrente para a escrita: o pergaminho. O pergaminho é couro de carneiro, curtido e devidamente preparado para nele se escrever. Chama-se pergaminho, porque começou a ser usado como papel na cidade de Pérgamo, na Ásia Menor duzentos anos antes de Cristo. Muitos textos bíblicos foram escritos em pergaminhos. Assim como as folhas de papiro, os pergaminhos não eram “encadernados” em livros, como fazemos hoje. Os antigos ligavam umas folhas às outras e faziam “rolos”. Eram peças largas à semelhança da massa de pastel, que a mulher enrola no pau a mesa. É por isso que muitas vezes encontramos na Bíblia Sagrada a expressão “enrolar” e “desenrolar” o Livro. São Lucas escreve que Jesus foi à sinagoga e, “desenrolando o Livro”, leu um trecho do profeta Isaías. Depois “enrolando o Livro”, entregou-o novamente ao ministro da sinagoga.

Hoje a Bíblia é o livro mais vendido no mundo. Ela é a Palavra de Deus para todo ser humano. É um livro completo para todas as idades, e para todas as épocas. “Passarão o céu e a terra, mas minhas palavras não passarão” (Mc 13, 31). Nela encontramos palavras de vida eterna, de sabedoria, de esperança. Nela está contido todo o plano de amor de Deus para a humanidade. Ela é, sem dúvida, fonte para a prática do amor e da unidade. É o caminho que nos faz experimentar a fé no Deus, que quer estabelecer aliança conosco e com seu Filho Jesus, chama-nos à santidade. Penetra em nossos corações para ser inspiração de vida nova e força de conversão sincera. Assim como Pedro, podemos dizer: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens palavras de vida eterna” (Jô 6,68).

Que Deus abençoe a todos, e que nos dediquemos ao conhecimento e à vivência da vontade de Deus, através da Sua Palavra, que é lâmpada para os nossos pés, e luz para nosso caminho.

Fonte: Conheça Melhor a Bíblia- padre Luiz Cechinato

Nenhum comentário:

Postar um comentário