sábado, 3 de julho de 2010

O PREGADOR

Vamos conversar sobre pregação. Pregação é uma graça. Como tudo que a gente tem na vida é graça. Então, a primeira coisa: se você está aqui, se você veio para cá, se você soube do curso e se interessou a vir, isso é um sinal muito positivo. É importante no início diferenciarmos o ato de pregar do ministério de pregar. Não é a mesma coisa. Ato de pregar é uma coisa e o ministério de pregação é outra coisa. Todo cristão é chamado a pregar o Evangelho. Claro que nem todo cristão é chamado a pregar da mesma forma. Tem alguns que pregam escrevendo, tem outros que pregam cantando, tem outros que pregam pregando, tem outros que pregam escutando, há outros que pregam aconselhando.
Na realidade todos nós somos chamados a pregar o Evangelho, a evangelizar. Porém, nem todas as pessoas são chamadas a ter o ministério de pregação. Isto não quer dizer que os pregadores sejam pessoas fantásticas e maravilhosas. Isto quer dizer que, como tudo na Igreja, é uma questão de chamado. O ato de pregar é uma pessoa que pega o microfone ou mesmo sem microfone diante de um público específico e leva uma mensagem para aquele público. Isto é o que a gente chama de um ato de pregar, um momento de pregação. Porém, o ministério de pregação, que é o caso aqui, é diferente do ato de pregar.
Eu posso ser chamado a orar por alguém, pela cura daquela pessoa e não ter o ministério de cura. Como é que eu sei que uma pessoa tem o ministério de cura? Pelos sinais. Qual é o sinal que acompanha uma pessoa que tem o ministério de cura? A cura. Um ministro de cura todas as vezes que ele ora, Deus age. Nem sempre Deus age como esperamos que Ele aja, mas Ele age. A mesma coisa é com a pregação. Quem tem o ministério de pregação, Deus age. Nem sempre é como a pessoa espera, mas Ele age.
Como é que eu sei que Deus me chama a ter não apenas atos de pregação, mas me chama ao ministério de pregação? É quando a minha alma e o meu coração fervem, é quando eu tenho o desejo, a vontade de levar a palavra de Deus pregando.
Outro dia me perguntaram: como é que você sabe que a pessoa tem o ministério de pregação? É quando ela ama pregar, ela deseja pregar, para ela pregar não é um sacrifício, ela tem o maior prazer de pregar. Isso não quer dizer que ela não tenha dificuldades. Às vezes é difícil para você ir pregar, o horário não ajuda, é complicado conciliar a família, etc. Mas quem tem o ministério de pregação ama pregar, como quem tem o ministério de ensino ama ensinar. O que a pessoa que tem o ministério de música mais gosta de fazer? Cantar ou tocar. Você deve desconfiar se para você pregar é um ato extremamente doloroso. É natural que no início seja um ato extremamente nervoso, você tem medo, fica com dor de barriga. Mas é diferente você estar nervoso de você estar apavorado. A pessoa que tem um chamado, claro que não se pode definir apenas por isso, mas normalmente quem tem um chamado para pregar ama pregar.
E mesmo alguém que ainda está no início do ministério sonha em pregar. Tanto é verdade que, por exemplo, a maioria de vocês, eu acredito que quase 100%, veio para cá com o maior prazer do mundo. Vir ao ministério de pregação para quem é chamado é um prazer, não é pesado. É verdade que às vezes há um dia ou outro mais difícil, mas você gosta de estar aqui, você gosta de fazer os exercícios quando tem, você gosta de participar das atividades de pregação, você fica feliz quando lhe escolhem para ir pregar em algum lugar, você procura ajuda, você pesquisa. Se você tem esses sinais, talvez seja o sinal que Deus esteja lhe dando de que realmente Ele quer lhe investir na pregação.

 Ralf Berndt



Ex-Coord. Estadual do Ministério da Pregação em Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário