segunda-feira, 17 de maio de 2010

Todos precisamos ser curados

Você costuma ir periodicamente ao médico? E ao dentista? Tem tratado dos dentes? Como está sua saúde? Estamos na "geração saúde". Buscamos cada vez mais levarmos uma vida saudável. Aprendemos desde cedo que não devemos somente ir ao médico quando ficamos doente, mas precisamos ter um certo acompanhamento. E acima de tudo é extremamente necessário estarmos muito atentos ao menor sinal que mostre algo diferente acontecendo conosco. Por favor, não responda rápido, pense antes de falar qualquer coisa. Como você tem cuidado da saúde espiritual? Ou melhor dizendo, como tem cuidado de sua alma? Você está sempre atento aos sinais de que as coisas não vão muito bem, ou pensa que está tudo ótimo. Porém, sua alma está desenvolvendo um grande câncer, que você até agora não percebeu, porque ela não é tão importante assim...
O meu interior precisa ser curado
Você já parou para pensar que seu interior neste momento possa estar sofrendo um grande câncer? Todos nós necessitamos ser curados interiormente. Quem nunca sofreu de mágoa, ressentimento, traumas psicológicos, rejeições, etc… Todas essas lembranças podem nos influenciar de um modo muito negativo, de maneira a nos impedir de vivermos uma vida emocional equilibrada e termos relacionamentos sadios. E impede-nos principalmente de crescermos na santidade, uma vez que esta lembranças dolorosas, mágoas e carências afetivas são grandiosas barreiras.
Podemos comparar nossa mente a um imenso iceberg, uma grande montanha de gelo que parece flutuar nas gélidas águas do oceano. Todavia, o que vemos é apenas uma parte, a que está exposta que corresponde a dois terços do seu tamanho. Com nossa mente acontece algo muito semelhante; existe uma parte a qual chamamos de consciente, que é a qual temos conhecimento, e uma outra parte inconsciente que corresponde a 90% do seu total. Então, como pôde perceber recordamos apenas 10% do que acontece conosco, o restante fica arquivado em nossa inconsciente. Mas o que tudo isso tem a ver?
Constantemente como um mecanismo de defesa, "empurramos" para as áreas mais profundas do nosso ser, todos os acontecimentos da nossa vida, que nos traumatizaram, aqueles cujo não sabemos lidar com eles. Porém, do nosso inconsciente eles podem nos influenciar, mesmo que muitas vezes não tenhamos conhecimento deles. Como assim? Através da nossas atitudes, das nossas idéias, dos nossos relacionamentos ( com Deus, conosco, com os outros e com o mundo).
Vivemos presos ao passado, pois nos transformamos em nossos medos e traumas. Quando isso acontece, ficamos confusos, bloqueados, dificilmente acreditamos nas pessoas e tampouco nos lançamos em Deus e aceitamos seu amor incondicional por nós, uma vez que nós mesmos passamos a impor condições para amá-lo.
Fomos criados por Deus e para Deus, necessitamos incondicionalmente Dele para alcançarmos nosso fim último que é Ele . Entretanto, colocamos nossas expectativas nos outros, e em nós; esperamos sempre dos outros e de nós, quando deveríamos esperar em Deus. Amamo-nos de forma completamente desordenada e exigimos que nos amem. Esquecemos que o outro é tão limitado e imperfeito quanto cada um de nós e por isso acabamos nos sentindo completamente vazios, rejeitados, desamados, inseguros, magoados, sozinhos. Este processo acontece sempre de maneira muito sutil, nem percebemos, mas nossos corações ficam escuros e frios, causando uma grande desordem em nossos relacionamentos e gerando sentimentos de posse, egoísmo, inveja, ciúmes…
É necessário que nos deixemos guiar por Deus e não por nossas mágoas e traumas, pois não somos eles. Somos o que Deus pensa de nós!
Vamos ler Gn 12,1-3. Deus dá uma ordem à Abraão, mandando que saia de sua terra e parta para onde Ele indicar. A partir deste momento Abraão deixou todo o seu modo antigo de se relacionar com os outros e com o mundo. Ampliou sua tenda, alargando as fronteiras da sua doação de si . A comunhão perfeita de tudo isso iniciou-se na cruz com o sangue de Cristo, ultrapassando o plano natural.
Jesus é o médico das nossas almas
Vamos ler juntos Mc 12,28-31. Jesus nos dá uma ordem muito clara, precisamos amar os outros, e, isto implica em amar a Deus e amarmos a nós mesmos. Ele ainda nos mostra que as nossas feridas interiores são consequências dos nossos pecados e acabam afetando o nosso relacionamento com Deus, com o próximo e conosco.
Ao lermos o Evangelho podemos ver a freqüência Jesus perdoava os pecados antes ou depois de uma cura física. Ele bem sabia que a mágoa, o ressentimento, o ódio, a inveja, a discórdia, e outros sentimentos destrutivos aprisionam as pessoas, deixando-as paralizadas, gerando em seus corações um grande distanciamento de Deus.
Podemos ver muito bem descrita a missão de Jesus em Is 61. Ele veio para curar e libertar os cativos. " Não vim para os que estão sãos, mas para os enfermos." E quem são estes enfermos? Somos todos nós, que pela graça do Batismo nos tornamos filhos de Deus e pelos méritos da Paixão de Jesus fomos remidos por um preço altíssimo.
Nós precisamos constantemente de cura interior. É uma viagem que percorremos através das nossas lembranças. Nela, a pessoa mais importante é Jesus, pois Ele curará as nossas mágoas, solidão, nossos relacionamentos, dando um grande e novo sentido a eles. O maior desejo de Jesus é a nossa libertação, por isso sua ação redentora age em todo nosso ser seja ele físico, espiritual ou mental.
A maior necessidade que nós seres humanos temos é de sermos amados. Se por um acaso, esse amor nos é privado, seja em qualquer época da nossa vida: quando ainda estamos no ventre de nossa mãe, quando criança ou ainda em qualquer outra fase da vida, tudo isto tem o poder nos roubar a paz, a nossa aptidão de amar e a nossa capacidade de manter um relacionamento de confiança com Deus e com os outros, com quem somos chamados a nos relacionarmos. A grande maioria dos problemas psicológicos que hoje enfrentamos tem sua origem nos relacionamentos afetivos, que geram rejeição, menosprezo, indiferença, mágoas e ressentimentos.
É preciso que saibamos que da mesma forma que fomos criados de uma maneira única e particular, também assim, Deus deseja nos curar. Por isso, estejamos totalmente abertos para acolhermos esta grande graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário